VOLTAR

5 dicas para seguir antes de adotar um acervo digital

Antes de adquirir um acervo de livros digitais, é importante checar se ele oferece bons recursos aos alunos. Saiba os passos que você deve dar para fazer a melhor escolha!

Publicado em 13/01/2021

Ter um acervo virtual permite o acesso dos alunos da sua instituição a livros que complementam os estudos, e essa é uma das melhores escolhas a se fazer para estar atualizado no mercado de ensino superior. Antes de disponibilizá-lo para todos os alunos e professores, é importante a equipe ter familiaridade com a plataforma escolhida e checar se ela atenderá às necessidades dos usuários ao longo dos cursos. 

Saiba quais são os passos que você e a sua equipe devem dar para acessar um livro digital de forma correta!

1. Tenha um dispositivo eletrônico

O primeiro passo para acessar um livro digital é ter um dispositivo eletrônico em mãos. Pode ser um notebook, um computador, um tablet ou um smartphone. Com esse tipo de acesso, os leitores podem usufruir das funcionalidades que a leitura virtual oferece, como agilidade e navegação intuitiva, que oferecem melhor experiência durante esse momento. 

Aproveite para escolher uma biblioteca virtual que ofereça acesso off-line através desses dispositivos, afinal imprevistos podem acontecer, não é mesmo? Dessa forma, o dia a dia de estudos e pesquisas dos alunos não é prejudicado! 

2. Busque livros por palavras-chave

Feito o acesso à plataforma de livros, utilize o buscador de palavras-chave para achar rapidamente o título que será lido. Será mais fácil se a ferramenta tiver a opção de busca avançada, como por tema, assunto, editora, autor ou conteúdos específicos; isso auxilia os estudantes a focar nos seus objetivos de estudo. Lembre-se sempre de facilitar os estudos para deixar os alunos satisfeitos com o apoio da instituição!

3. Confira os recursos facilitadores 

Falando em recursos, como o da pesquisa pelos livros digitais desejados, confira se a biblioteca escolhida oferece praticidades para melhorar os estudos. Podem ser os cartões de estudo, um dos métodos que ajudam a organizar e a relacionar os conceitos em um sistema de perguntas e respostas de forma mais visual, facilitando a assimilação do conteúdo rapidamente, o que é ótimo para o dia a dia dos alunos!

Outro passo interessante para conferir é um “marca-texto virtual”. Como se fosse a conhecida caneta amarela que usamos para destacar frases no papel, mas de forma digital. Dessa forma, os estudantes poderão deixar em destaque as informações mais importantes da matéria, além de conseguir relacioná-las com outros conteúdos. O ideal é ter mais de uma cor disponível para os alunos elaborarem as próprias classificações.

Além disso, ao acessar um livro, confira os detalhes dele. Confira se estão disponíveis a descrição, o acesso por capítulos e os comentários para decidir se essa é a leitura ideal.

4. Saiba como é o controle da leitura

Veja se os alunos da sua instituição conseguirão ler de onde pararam no último momento de leitura. Isso é importante, pois nem sempre é possível finalizar os estudos no momento esperado. Confira se os trechos que foram destacados, anotações e a última página acessada ficam salvos, além de sincronizados para abrir da mesma forma em todos os dispositivos.

5. Busque por acessibilidade

Antes de adquirir uma biblioteca digital, veja se ela é acessível. As instituições de ensino superior devem disponibilizar materiais para proporcionar leitura e estudos que estimulem todos os alunos. 

Por exemplo, veja se a ferramenta tem recursos para problemas de visão parciais e totais, como cegueira, glaucoma e daltonismo, e se possui usabilidade facilitada para deficientes intelectuais e de mobilidade. Os livros digitais podem ser acompanhados por um áudio, assim é possível ouvir a narração do que está escrito. 

Esses são os principais passos para você dar ao pensar em adquirir uma biblioteca virtual para a sua instituição de ensino. Pense em oferecer sempre o melhor aos seus alunos e professores, facilitando o dia a dia de ensino e aprendizagem! 

Saiba mais sobre livros digitais no blog da Biblioteca Virtual.

Como ter uma biblioteca virtual acessível a todos os alunos

Como os eBooks ajudam na elaboração de trabalhos universitários?

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE