VOLTAR

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Publicado em 08/12/2021

Você já ouviu falar na Biblioteca Virtual?Pearson? A plataforma digital existe desde 2005 e foi desenvolvida com o propósito de oferecer uma experiência completa de leitura aos estudantes. Oferece algumas funcionalidades e diferenciais exclusivos que torna a ferramenta essencial para uma instituição de ensino que deseja inovar.

São mais de 3 milhões de usuários ativos, mais de 10 mil e-books, mais de 30 editoras parceiras e está presente em mais de 500 Instituições de Ensino Superior.

A Biblioteca Virtual Pearson é pioneira no mercado de livros digitais. Possui um acervo digital composto por milhares de títulos para suporte a mais de 40 áreas do do conhecimento, tais como:

  1. Administração.
  2. Computação.
  3. Direito.
  4. Economia.
  5. Educação.
  6. Enfermagem.
  7. Engenharia.
  8. Letras.
  9. Gastronomia.
  10. Marketing.
  11. Medicina.
  12. Psiquiatria.
  13. Turismo.
  14. Dentre outras.

A seguir, conheça um pouco mais sobre a Biblioteca Virtual da Pearson e descubra se a plataforma é uma boa alternativa para a sua instituição de ensino. Boa leitura!

Quais são as principais funcionalidades da Biblioteca Virtual Pearson?

Não é novidade que a?biblioteca física apresenta muita burocracia. Em tempos em que o dinamismo, eficiência, agilidade e autonomia prevalecem no aprendizado, acabou se tornando um ambiente pouco atrativo para os estudantes universitários.

Embora seja lar de muito conhecimento e tranquilidade, a biblioteca física se afastou do cotidiano das novas gerações. A maioria tem acesso ao conhecimento na palma da mão.

Por isso, a Biblioteca Virtual é uma evolução tecnológica, alinhada com as demandas e necessidades dos estudantes do futuro, mas flexível o bastante para atender a todo tipo de perfil.

1 - Multiplataforma

A Biblioteca Virtual da Pearson está disponível tanto para desktop, quanto para tablets e smartphones. Dessa maneira, o aluno tem acesso quando e onde quiser para estudar de acordo com seu próprio ritmo.

Além disso, o sistema é muito completo, pois foi desenvolvido para promover a leitura e potencializar a jornada do conhecimento.

Leia também: Quais os custos de uma Biblioteca Virtual para a sua IES

2 - Busca Avançada

Os alunos ganham tempo nas suas pesquisas com a ferramenta de busca avançada. Isso acontece porque eles podem pesquisar pelas palavras-chave, temáticas, assuntos ou até mesmo pelos conteúdos específicos.

Assim, é possível refinar a busca utilizando filtros especiais disponíveis, evitando perder tempo explorando obras que não são focadas nos seus objetivos.

3 - Cartões de estudo

Os universitários podem estudar qualquer assunto ou disciplina com muito mais praticidade. Essa modalidade é muito utilizada pelos alunos que estão se preparando para concursos públicos, vestibulares ou workshops.

Dessa maneira, é possível organizar os cartões de estudo, relacionando os conceitos em um sistema de perguntas e respostas. Com isso, fica muito mais fácil e rápido assimilar os conteúdos, independentemente da complexidade.

4 - Anotações e comentários

Os estudantes e docentes podem marcar as páginas mais importantes, fazer anotações e escrever comentários diretamente nos livros.

Além disso, é possível compartilhar, nas redes sociais, os trechos mais instigantes, as citações notáveis ou as obras literárias mais interessantes.

5 - Função 'Marca Texto'

Os usuários podem destacar o que consideram mais importante, como frases, parágrafos, palavras-chave, datas e locais que ajudam a recordar as matérias e a realizar conexões instantâneas com outros conteúdos.

A plataforma permite a utilização de até 4 cores diferentes para realce de assuntos, referências e informações.

6 - Sincronização de páginas

Todos os usuários podem continuar lendo as páginas de onde pararam a qualquer momento.

A Biblioteca Virtual Pearson permite inserir notas, destaques, marcações, a última página lida e todas as suas interações com os e-books estarão sincronizadas em todos os seus dispositivos, facilitando a leitura, os estudos e a produção de artigos e trabalhos científicos.

7 - Leituras off-line

Os usuários não precisam se preocupar em ficar sem internet enquanto estão estudando. Por isso, mesmo sem estarem conectados, os usuários têm acesso ao conteúdo às editoras mais importantes do país.

Para isso, basta instruir os estudantes a baixarem o aplicativo e ativar a funcionalidade para ler os e-books sincronizados, quando e onde quiser.

>> Baixar aplicativo Biblioteca Virtual Pearson no Google Play
>> Baixar aplicativo Biblioteca Virtual Pearson na Apple Store

8 - Acessibilidade

O ambiente da Biblioteca Virtual foi desenvolvido para proporcionar leitura e aprendizado estimulantes para todos.

A plataforma digital de aprendizagem observa as melhores práticas e padrões de acessibilidade internacionais, oferece recursos para problemas de visão parciais e totais como cegueira, glaucoma e daltonismo.

Além disso, tem a usabilidade facilitada para deficientes intelectuais e de mobilidade.

Leia também: 5 formas de tornar uma biblioteca virtual acessível para deficientes visuais

Por que escolher a Biblioteca Virtual Pearson?

Se você quer levar a transformação digital e inovação tecnológica para a sua instituição de ensino a Biblioteca Virtual da Pearson será a melhor escolha. A plataforma oferece um acervo digital completo de livros digitais técnicos, científicos e acadêmicos.

Veja 4 benefícios exclusivos da ferramenta para a sua instituição de ensino superior.

1 - Oferece a melhor experiência do estudante

A Biblioteca Virtual Pearson conta com uma experiência incrível para o usuário, pois proporciona uma navegação intuitiva em qualquer dispositivo e sistema operacional.

Além disso, traz diversos recursos avançados de acessibilidade — em conformidade com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e com o World Wide Web Consortium (W3C).

2 - Atende a todos os requisitos do MEC

Atende a todos os requisitos legais que o MEC estipula como acervo digital para compor bibliografias obrigatórias e complementares de todos os cursos.

3 - Promove a integração com diversos sistemas

Para facilitar a rotina da sua instituição de ensino, a Biblioteca Virtual Pearson oferece a integração direta e muito fácil com diversos sistemas Learning Management System (LMS) e intranets das instituições.

4 - Diminui os riscos de evasão escolar

Ao investir em ferramentas digitais?que favorecem o estímulo ao aprendizado e o engajamento nos cursos, a sua instituição de ensino diminui os riscos de evasão escolar. Portanto, é uma maneira inteligente para potencializar as estratégias de suporte estudantil da sua IES.

Quais são as instituições de ensino que podem se beneficiar com a Biblioteca Virtual Pearson?

A Biblioteca Virtual Pearson é indicada para todas as Instituições de Ensino Superior do país, independentemente do porte. Aliás, IES menores garantem maior custo-benefício, já que podem usufruir da economia gerada pela troca da manutenção de uma biblioteca física.

Toda a economia poderá ser convertida em ações de crescimento em curto prazo.

Além disso, como citamos anteriormente, a plataforma permite a integração direta e fácil com qualquer sistema de gestão ou de processo educacional da sua instituição.

Gostou de aprender mais sobre a ferramenta? Então, que tal levar a Biblioteca Virtual Pearson para a sua Instituição de Ensino Superior? Faça um teste gratuito por 30 dias e comprove todos os benefícios das funcionalidades!  

Compartilhe nas redes

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE

Biblioteca pública: como manter a organização do espaço físico?

Reunimos uma série de dicas para que você saiba como manter a sua biblioteca pública sempre muito bem-organizada. Confira!

LEIA SOBRE

User Experience (UX): qual a importância na Biblioteca Virtual?

Você já ouviu falar em UX? Conheça esse conceito e saiba como faz diferença na biblioteca virtual da sua instituição de ensino superior!

LEIA SOBRE