VOLTAR

Como a Biblioteca Virtual apoia o trabalho dos seus professores?

Os livros digitais facilitam o dia a dia dos docentes de inúmeras maneiras. Entenda melhor!

Publicado em 12/08/2020

Sabemos que as plataformas digitais costumam ajudar muito os estudantes de ensino superior, sobretudo no dia a dia dos estudos, aulas, trabalhos e provas. No entanto, os recursos tecnológicos também podem ser facilitadores para os profissionais da educação, como professores e gestores, na prática de suas funções pedagógicas dentro de uma instituição de ensino. 

A Biblioteca Virtual, acervo digital composto por milhares de títulos, é justamente uma das soluções tecnológicas que ajudam docentes e alunos. São diversas áreas do conhecimento, como administração, medicina, enfermagem, marketing, computação, economia e muito mais. Neste texto, falaremos mais sobre como o acesso aos livros digitais pode auxiliar o trabalho dos professores da sua instituição de ensino superior. Acompanhe!

Acesso facilitado aos materiais didáticos

Os materiais didáticos são todos os livros, apostilas e demais conteúdos que guiam a trajetória da aprendizagem do aluno. Por vezes, o professor também precisa tê-los à mão, principalmente em sala de aula.

Nesse sentido, o acesso digital facilita a utilização da bibliografia dos cursos no cotidiano, já que em uma única plataforma os docentes conseguem reunir todos os materiais usados durante suas aulas. Além disso, é possível fazer o download das obras e acessá-las até em momentos em que não se está conectado à internet. Trata-se, de fato, de mais praticidade e conforto para o dia a dia dos docentes da sua instituição!

Acervo completo

Além desse acesso facilitado, a capacidade de armazenamento dos materiais no ambiente digital também é um diferencial. Já que todas as obras estão disponíveis na versão digital, não ocupam espaço físico algum. A limitação fica apenas a cargo da memória do aparelho que está sendo usado para acessar os livros, como celulares, computadores e leitores digitais. 

Porém, a maioria dos aparelhos já permite um grande número de downloads. Sendo assim, o seu professor passa a ter, na ponta dos dedos, uma gama muito maior de materiais!

Ensino mais dinâmico

A partir do acesso digital, é possível conduzir aulas mais dinâmicas. Afinal, os recursos tecnológicos atraem ainda mais a atenção dos alunos. Com os eBooks, por exemplo, os estudantes podem fazer buscas mais rápidas (por assuntos ou por meio de palavras-chave), grifar trechos relevantes e marcar temas e páginas para consultá-los depois.

Dessa forma, os livros digitais engajam tanto seus professores quantos seus alunos. Os usuários ainda otimizam seu tempo ao fazer consultas e leituras no ambiente acadêmico e em casa, durante a preparação para as aulas e durante os estudos.

Formação completa

A utilização de uma biblioteca virtual permite que os professores da sua instituição ofereçam ainda mais opções de materiais extras aos seus alunos, já que há um vasto acervo disponível na plataforma digital. Nesse sentido, amplia-se o leque de opções de consulta dos estudantes, que, por sua vez, podem recorrer a esses materiais a qualquer momento. 

Maior proximidade com os alunos

As novas gerações são bastante ligadas à tecnologia. Portanto, se adequar às novas tendências digitais é também uma necessidade para a sua instituição de ensino superior. Pensando nisso, a Biblioteca Virtual é uma estratégia para os professores atraírem a atenção dos seus alunos e garantirem o foco dos estudantes, principalmente daqueles mais conectados. 

Além disso, mostrar para os alunos que existem opções de leitura de modo digital é uma maneira de atrair esses alunos para o campo do conhecimento, incentivando-os a ler ainda mais e a se capacitarem constantemente, utilizando o recurso digital como base para seus estudos.

Mais conforto

Por fim, cabe ressaltar as vantagens para a própria saúde e a mobilidade dos seus profissionais da educação. Não é raro encontrar professores andando com vários livros, textos e apostilas pelos corredores das instituições de ensino onde trabalham. O excesso de materiais pode gerar desconforto, sobretudo quando levados aos montes para lá e pra cá.

Nesse sentido, o acesso aos livros por meio digital retira todo esse peso e gera mais conforto aos docentes e demais profissionais que passam por essas situações diariamente. Os eBooks são mais práticos e mais descomplicados quando comparados com os livros físicos tradicionais. Para ter todos os materiais à mão, basta acessá-los em dispositivos digitais!

Quer conhecer mais sobre a Biblioteca Virtual? Não perca tempo! Acesse o site e conheça nossos serviços e nosso acervo. Não se esqueça de passar no blog e conferir também outros conteúdos!

6 eBooks para auxiliar na gestão escolar

Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância?

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE