VOLTAR

Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância?

Veja alguns motivos para aderir aos livros digitais!

Publicado em 29/06/2020

Em um mundo cada vez mais tecnológico e informatizado, diversas atividades cotidianas estão passando por adaptações. E a rotina em muitas instituições, como escolas e universidades, também vem acompanhando essa tendência. Com isso, muitas delas já oferecem a opção de ensino a distância.

Porém, para que a qualidade do curso seja adequada, é preciso oferecer ferramentas de suporte aos alunos. É o caso de boas plataformas digitais, para que eles possam interagir durante as aulas, e também dos acervos digitais, para a consulta de livros online e outros materiais. Neste texto, falaremos justamente sobre como o acesso aos livros digitais auxilia na prática dessa modalidade de ensino. Confira!

Aproximando o aluno do conteúdo

Geralmente, os alunos que optam pelo ensino a distância não têm disponibilidade de comparecer fisicamente à instituição para assistir às aulas. E, em muitos casos, essa razão pode estar relacionada a rotina do aluno. Por isso, o ensino a distância possibilita que esses estudantes consigam planejar seus próprios horários, acessando os conteúdos da forma que melhor se encaixa no seu dia a dia. 

Nesta situação, os livros digitais, ou eBooks, são alternativas interessantes para atender o aluno onde quer que ele esteja. Por meio deles, a instituição oferece aos estudantes meios de eles fazerem consultas, se aprofundarem nos temas e tirarem dúvidas sobre o material. Assim, ela aproxima ainda mais os alunos dos conteúdos apresentados pelos professores, já que em poucos cliques eles podem encontrar diversas explicações e informações complementares. 

Recurso mais barato

Quando as instituições de ensino decidem oferecer aos alunos o acesso a livros físicos, há maiores gastos com o material e também com o ambiente em que eles ficarão armazenados, como uma biblioteca. Já disponibilizar livros digitais é interessante para diminuir os gastos da instituição com esse tipo de serviço. Ao adquirir uma biblioteca virtual, a escola deverá arcar apenas com a assinatura do catálogo. 

Facilidade nas buscas

Quando estão em versões digitais, os livros se tornam ainda mais fáceis de serem acessados. Por exemplo, bastam alguns cliques para os alunos encontrarem o título desejado e consumirem o conteúdo! Além disso, as próprias buscas dentro dos livros se tornam mais práticas, já que existem comandos de buscas por palavras. Assim, o tempo do estudante é otimizado e eles conseguem direcionar mais facilmente suas pesquisas. 

Plataforma adequada para o acesso

Para oferecer aos alunos um serviço completo e de qualidade, os gestores devem investir em uma plataforma que ofereça aos estudantes facilidade, praticidade e um acervo completo, com diversos livros. A Biblioteca Virtual da Pearson é um exemplo desse tipo de serviço, já que dispõe de inúmeros títulos sobre os mais diferentes temas, agregando várias áreas do conhecimento em seu catálogo. 

Quer saber mais sobre o blog da Biblioteca Virtual? Então acesse:

Conheça três livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar 2020

Leitura dinâmica: cinco técnicas para ler e estudar mais rápido

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE