VOLTAR

Como os eBooks ajudam na elaboração de trabalhos universitários?

Os livros digitais vieram para ficar na educação acadêmica. Conheça algumas vantagens que eles proporcionam durante os trabalhos universitários.

Publicado em 11/11/2020

A vida universitária é repleta de atividades, provas, trabalhos e seminários que exigem dos seus alunos uma preparação apurada para alcançarem boas notas e conseguirem se formar nos devidos cursos.

A universidade tem o papel de oferecer ferramentas para que eles sejam capazes de consultar e de realizar as demandas propostas pelos docentes. Para isso, é fundamental ter uma biblioteca com uma grande variedade de títulos e em grandes quantidades para atender a todos.

Nesse sentido, introduzimos a ideia de que os eBooks podem facilitar tanto a vida dos alunos quanto a da instituição que você mantém. No artigo de hoje, vamos te mostrar como os livros virtuais se relacionam de forma positiva com os estudantes no momento de realizar trabalhos acadêmicos. Acompanhe!

Praticidade

É impossível negar que há uma diferença entre a praticidade de utilizar livros digitais e as publicações físicas durante os estudos ou um trabalho. De modo geral, com os eBooks há um ganho de praticidade e de espaço , e isso beneficia tanto os alunos quanto a universidade.

Para os estudantes, o uso dos eBooks faz com que eles não precisem carregar diversos livros acadêmicos de um lugar para o outro. 

Já para a instituição, os ganhos também são relevantes e devem ser analisados por quem ainda tem dúvidas sobre a utilização desse recurso digital. Além da necessidade de menos espaço físico, há também a economia por não precisar comprar e realizar a manutenção de cada livro, pois naturalmente os eBooks são mais em conta, já que não têm custo com publicação e de material, entre outros. Também não há a necessidade de reposição de exemplares desgastados ou danificados.

Agilidade e rapidez

As publicações digitais, assim como muitas coisas que a tecnologia nos proporciona diariamente, modificaram a agilidade e a rapidez da elaboração e da realização dos trabalhos universitários. 

Através de ferramentas de busca e de palavras-chave, é fácil achar um trecho de um livro onde se deseja encontrar uma informação específica. Os docentes, por exemplo, conseguem achar a parte do livro em que consta determinado dado para passar aos estudantes em poucos cliques.

Os estudantes, por outro lado, poupam tempo de pesquisa e podem se dedicar mais à criação das argumentações e propostas a serem exploradas na atividade.

Marcações nos textos 

Mais uma contribuição dos livros digitais para a vida acadêmica é a possibilidade de se fazer marcações nos textos que não danificam o material ou ficam para sempre nas páginas.

Esse recurso é simples, mas muito útil, afinal quem nunca precisou grifar um trecho importante de uma explicação para usá-la depois, não é mesmo?

As publicações impressas disponíveis na biblioteca da sua universidade não podem ter rasuras, já que o material é de todos e, portanto, todos devem preservá-lo. Quando você disponibiliza acessos virtuais a livros, os estudantes podem fazer uma série de anotações nas páginas, pois é possível apagá-las depois do uso.

Atualização mais rápida

Para realizar bons trabalhos acadêmicos, seus alunos precisam ter em mãos materiais atualizados sobre os temas propostos em sala de aula, e é um dever da instituição proporcionar isso a eles por meio de livros e materiais novos.

Se a sua universidade conta apenas com os livros físicos, existe uma burocracia maior para você comprar as edições mais recentes, receber a encomenda, catalogar todos os exemplares e arrumar espaço para eles, para só então disponibilizá-los aos estudantes.

Com os eBooks, fazer, elaborar e produzir atividades universitárias é mais fácil. Como eles estão disponíveis de forma on-line, basta comprar a licença mais recente e colocá-los em sua biblioteca virtual.

Investir em um acervo digital tem diversas vantagens para a sua instituição de ensino. Além de mais praticidade, conforto e rapidez no acesso à informação, os eBooks são, geralmente, mais baratos do que os livros físicos e não demandam espaço de armazenamento.

Quer conhecer mais sobre as vantagens dos conteúdos on-line na vida universitária? Então acesse o blog da Biblioteca Virtual e confira!

Como adotar o acervo digital na sua instituição de ensino?

Como os livros digitais facilitam o acesso à leitura no ensino superior?

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE