VOLTAR

Como o Text to Speech da Biblioteca Virtual torna a leitura acessível?

A acessibilidade no meio digital merece atenção especial nas discussões sobre a utilização dos recursos tecnológicos no ensino superior. Hoje você vai conhecer um recurso importante sobre o tema.

Publicado em 29/10/2020

A evolução digital que estamos presenciando há alguns anos trouxe à tona uma nova visão sobre a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência visuais, físicas e intelectuais no universo da internet.

Pensando nisso, a Biblioteca Virtual está constantemente buscando melhorar o sistema de buscas e de leitura de seus eBooks para agregar cada vez mais pessoas ao seu banco de usuários e transformar a experiência de estudar por meio de livros eletrônicos mais democrática e integrada. 

No texto a seguir, você vai conhecer mais sobre a ferramenta Text to Speech da Biblioteca Virtual e a sua importância na acessibilidade digital. Fique conosco e acompanhe!

O que é o Text to Speech?

Pensado especialmente para os usuários cegos ou que tenham parte da visão comprometida por algum motivo, todo o acervo da Biblioteca Virtual possui o recurso Text to Speech.

Com ele é possível ouvir uma narração do que está escrito. Dessa forma, mesmo aqueles estudantes que não conseguem efetuar a leitura total ou parcial podem ter acesso aos conteúdos dos livros digitais.

A ferramenta conta também com um controle de velocidade de leitura dos áudios, ou seja, há como diminuir ou aumentar a rapidez de acordo com a vontade do usuário e do seu acompanhamento do assunto tratado no livro.

A importância da acessibilidade digital

As pessoas que têm algum tipo de deficiência enfrentam, no cotidiano, diversos impeditivos em relação à liberdade de frequentar lugares e a consumir determinados conteúdos devido à falta de adaptação dos ambientes e materiais.

Não é raro, por exemplo, encontrar casos de pessoas com dificuldades em utilizar o transporte público por precisarem de cadeira de rodas para se locomover, mas não encontrarem veículos adaptados. Há também diversos casos de pessoas cegas que não conseguem ter acesso a livros, jornais, revistas e textos na internet, pois não há uma transcrição em braile ou audiodescrição.

Com os avanços da tecnologia, esses problemas enfrentados por pessoas com deficiências passaram também a aparecer no mundo digital. No princípio, pouco se sabia sobre como agregar todos os tipos de usuários respeitando suas limitações.

Mas hoje em dia esse tema está em constante discussão, para que as barreiras sejam cada vez menores e todos tenham acesso à informação. Uma ferramenta como o Text to Speech incentiva os alunos que tenham alguma deficiência a continuar estudando e faz com que se sintam acolhidos em uma plataforma com mais de três mil eBooks em seu acervo. 

Outras funções da Biblioteca Virtual

Além do recurso Text to Speech, citado acima, a Biblioteca Virtual permite que o aluno escolha configurações de leitura para melhor atender às suas necessidades.

Ele pode, por exemplo, escolher entre cinco tamanhos diferentes de fonte, para facilitar a leitura dos textos, bem como alterar a cor do fundo do site, para dar mais visibilidade. Pode também aumentar o espaço entre as linhas e palavras e ativar o modo noturno, para dar um contraste maior entre o fundo e as letras.

Esses recursos de configuração visual estão disponíveis para todos aqueles que tiverem quadro de glaucoma, daltonismo, cegueira total ou parcial, ou para qualquer pessoa que queira alterar as funções para melhorar a leitura dos livros digitais.

Como vimos, o Text to Speech é uma ferramenta importante para trazer as pessoas que possuem deficiências visuais ao ambiente de aprendizado por meio da leitura, incluindo-as no mesmo ambiente de busca pelo conhecimento que os alunos que enxergam sem grandes dificuldades.

Para transformar sua instituição de ensino em um local agregador, invista na utilização da Biblioteca Virtual!

Quer conhecer mais sobre a nossa marca? Então acesse o blog da Biblioteca Virtual!

Como os livros digitais facilitam o acesso à leitura no ensino superior?

As vantagens de uma biblioteca virtual no ensino superior

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE