VOLTAR

Livros digitais x livros físicos: qual a melhor escolha para o ensino superior?

A escolha entre livros digitais e físicos ainda divide opiniões de mantenedores e alunos, mas no texto de hoje, vamos te mostrar algumas vantagens dos eBooks. Confira!

Publicado em 10/03/2021

A tecnologia está integrada ao nosso dia a dia, independentemente do local em que trabalhamos, convivemos e/ou estudamos. No ensino superior, por exemplo, vemos essas inovações tecnológicas se manifestando na presença mais frequente dos livros digitais no cotidiano de aprendizado.

Mas afinal, qual a melhor escolha para a sua universidade? Optar pelos eBooks ou pelos livros físicos? No texto a seguir, vamos te apresentar algumas diferenças e as soluções que a Biblioteca Virtual oferece ao seus usuários. Acompanhe!

Livros digitais x livros físicos

Ainda há pessoas reticentes que não gostam dos livros digitais ou não se acostumaram a eles. Mas, diferentemente do que muitos imaginam, hoje em dia há uma série de recursos que as plataformas de eBooks oferecem para garantir uma leitura prazerosa, saudável e interativa aos usuários.

Um dos fatores principais que estão fazendo os livros impressos perderem adeptos, principalmente em universidades e instituições de ensino, é o custo mensal que eles geram aos mantenedores. Além de ser necessário um espaço físico que comporte todo o acervo, é preciso investir também na preservação dos exemplares e em eventuais substituições. 

Quando um livro possui alguma avaria, ele precisa ser retirado de circulação para que haja uma tentativa de restauração e, naturalmente, com o tempo eles precisam ser trocados por novas edições.

Entre as vantagens de se escolher os livros digitais para a sua instituição, destacamos algumas de que a Biblioteca Virtual dispõe, e você as verá a seguir:

Vasto acervo

O acervo da plataforma conta com mais de oito mil títulos de livros, distribuídos nas mais diversas áreas do conhecimento, como administração, economia, matemática, química, física, história, geografia, gastronomia, educação física, medicina, direito, engenharias, arquitetura, esportes, turismo, propaganda e marketing, literatura, informática, entre outras.

Com essa abrangência em relação aos temas e campos de atuação, sua universidade se torna capaz de dar aos alunos mais opções de leitura para quando forem estudar. Além disso, os professores podem utilizar os livros do acervo digital para montar as diretrizes de cada disciplina e adicionar alguns títulos à bibliografia básica e complementar.

Multiplataforma

Os livros digitais do acervo da Biblioteca Virtual estão sempre em total sintonia com as diversas ferramentas de uso, como celulares, tablets e computadores. Dessa forma, caso seja do interesse do aluno trocar de plataforma durante os estudos, as últimas atualizações ficam salvas e ele continua da página em que havia parado.

Além disso, o acesso off-line leva os conteúdos para todos aqueles que sofrem com a dificuldade de se manterem conectados a uma rede de internet ou que, por algum motivo adverso, está sem o acesso no momento do estudo. 

Acessibilidade

Outra vantagem que os livros virtuais que estão no acervo da Biblioteca Digital têm em relação aos físicos é a acessibilidade para pessoas com deficiência. Nas configurações do site, os alunos podem aumentar ou diminuir o tamanho das fontes, alterar a cor do fundo e ajustar o espaçamento entre as palavras; tudo isso para disponibilizar uma melhor experiência.

Além disso, há também a opção de narração dos textos, criada especialmente para quem é dificiente visual. Nessa função é possível alterar a velocidade da leitura e voltar quantas vezes for necessário.

Conclusão

Os livros digitais, de maneira geral, tendem a ser mais inclusivos e não dependem de recursos financeiros tão altos para se formar uma biblioteca e manter os títulos atualizados; diferente dos livros físicos, que se degradam com o tempo e estão sujeitos a danos causados pelos usuários.

Quer conhecer mais sobre a Biblioteca Virtual? Então acesse o nosso blog e confira outros materiais!

5 dicas para seguir antes de adotar um acervo digital

Os benefícios do MARC 21 para a sua biblioteca virtual

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE