VOLTAR

Os benefícios do MARC 21 para a sua biblioteca virtual

Ter um sistema que cataloga os livros digitais da sua biblioteca virtual é fundamental. Hoje você vai conhecer mais sobre os benefícios do MARC 21.

Publicado em 16/12/2020

Para organizar e gerenciar uma biblioteca virtual não basta apenas deixar algumas publicações soltas em uma plataforma e disponibilizar o acesso aos estudantes. É preciso catalogá-las, separá-las por categorias e assuntos e seguir uma padronização de nomenclatura para facilitar a busca e a manutenção dos eBooks.

Mas em acervos digitais, como fazer isso? Há uma padronização internacional chamada MARC 21, que é utilizada pela Biblioteca Virtual e que vai te ajudar muito na organização dos seus livros. Quer saber mais sobre esse formato e seus benefícios? Então continue conosco!

O que é MARC 21?

Para que o intercâmbio de publicações entre países de forma virtual fosse possível, foi preciso criar um padrão de codificação legível para computadores, que fosse capaz de ser entendido por todos, independentemente da língua ou do tipo de máquina utilizada para leitura.

Desenvolvido pela LOC em parceria com a British Library, o registro MARC surgiu para resolver essa carência do mercado. A sigla significa “Machine Readable Cataloging” e o padrão é usado em diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Brasil e França.

O sistema funciona através de elementos e seções, identificados com números que correspondem a um tipo de informação, como nome do autor, título, notas, edição, entre outros dados catalográficos importantes para manter o seu acervo organizado.

Os benefícios do MARC 21 na Biblioteca Virtual

Através dessa padronização, torna-se mais fácil e acessível às instituições de ensino a colocação de obras originárias de outros países em seu acervo, em especial àqueles que também utilizam esse sistema.

Com isso, a sua universidade consegue oferecer um número muito maior de textos, livros e coleções virtuais para seus alunos utilizarem durante o período de estudos. Dessa forma, o ensino é mais profundo, e seu acervo digital, mais completo.

Além disso, outro benefício é o de tornar os livros e publicações legíveis em aparelhos eletrônicos, como computadores e celulares. É isso que garante o pleno funcionamento da sua plataforma de acervo on-line e o acesso dos estudantes em qualquer tipo de aparelho.

Conheça a Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual é uma plataforma de acervo literário digital voltada ao ramo acadêmico e que dispõe de mais de 8 mil títulos, divididos em diversas áreas do conhecimento.

Ao utilizar essa ferramenta em sua instituição de ensino, você estará oferecendo aos seus estudantes um sistema rápido, completo, acessível e organizado de busca e leitura de eBooks, que os ajudarão no processo de aprendizagem. 

Categorias de livros da Biblioteca Virtual

Como citamos acima, a Biblioteca Virtual conta com publicações de diversos temas e campos de atuação, mas para exemplificar, vamos te mostrar neste tópico alguns deles.

eBooks referentes às áreas de administração e negócios, ciências exatas, ciências biológicas e naturais, economia, medicina e saúde, química, psicologia, agricultura e agropecuária veterinária, direito, engenharia, arquitetura e urbanismo, informática, comunicação, esportes e lazer, viagens e turismo, letras e línguas.

Por fim, podemos concluir que é graças ao MARC 21 que hoje em dia o conhecimento é propagado pelo meio digital, pois ele possibilita que pessoas de diversos lugares do mundo tenham em seus computadores e celulares um sistema que permite a tradução de dados e a codificação das informações.

Se quiser conhecer mais sobre a Biblioteca Virtual, não perca tempo e acesse o nosso site! Confira também as novidades do nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece.

Como o Text to Speech da Biblioteca Virtual torna a leitura acessível?

Como os eBooks ajudam na elaboração de trabalhos universitários?

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE