VOLTAR

Quais os custos de uma Biblioteca Virtual para a sua IES

Analise aqui se os custos tornam a Biblioteca Virtual um investimento atrativo. Descubra como é a relação custo-benefício desse investimento.

Publicado em 10/09/2021

Quando se fala em digitalização e modernização nas instituições de ensino superior, logo pensamos nos custos envolvidos nessa?atualização tecnológica, principalmente quando se trata de uma Biblioteca Virtual, uma ferramenta tão inovadora.

No entanto, precisamos, primeiramente, avaliar o custo-benefício. Além disso, considerar os fatores positivos e negativos para a sua IES.

Embora, você encontre aqui detalhes?específicos com mais profundidade, já é possível adiantar um ponto: os benefícios potenciais dessa modernização cobrem e, inclusive,?excedem os custos da implementação da ferramenta.

Veja como a Biblioteca Virtual se tornou uma verdadeira aliada para captar e reter alunos na instituição de ensino superior!

Quais são os ganhos potenciais da Biblioteca Virtual para a sua IES?

Para podermos avaliar de forma contextualizada os custos de uma Biblioteca Virtual, antes de mais nada, é fundamental conhecer os benefícios que a ferramenta pode proporcionar à IES. Veja a seguir quais são os quatro maiores benefícios!

1 - Digitalização para a IES

A digitalização não é mais uma tendência, é uma realidade e forte diferencial no mercado competitivo que nos encontramos.

Com a aceleração na adoção de tecnologias na área de educação durante a pandemia, tanto alunos quanto o?corpo docente passarão a utilizar ainda mais recursos digitais para um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo, interativo e motivador.

A Biblioteca Virtual se encaixa perfeitamente nessa proposta. Imagine, por exemplo,?que sua instituição utiliza modernas metodologias de aprendizado, ambientes virtuais de ponta?para garantir o ensino híbrido ou a distância.

Entretanto, na hora de buscar a bibliografia obrigatória ou complementar, o aluno ainda precisa ir pessoalmente na biblioteca ou buscar em outras formas descentralizadas o conteúdo de que precisa.

Isso desvalorizará todo o investimento prévio em modernização de sua IES e prejudicará a experiência de aprendizagem do aluno.

Leia também: Como a Biblioteca Virtual apoia o trabalho dos seus professores
Assunto complementar: Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância

2 - Atratividade extra para alunos nativos digitais

Boa parte dos novos alunos que serão captados para sua IES já são nativos digitais, isto é, nasceram e cresceram com as tecnologias digitais disponíveis e presentes no dia a dia de cada um.

Esse perfil de estudante está sempre conectado para trabalhar, para relaxar e, principalmente, para estudar. Aliás, faz buscas online e espera manter essa rotina também durante seu processo de aprendizagem formal.

Com isso, disponibilizar uma moderna e variada Biblioteca Virtual contará pontos a favor da sua instituição para atrair e reter esse perfil de estudante, tornando-se um poderoso diferencial competitivo para a instituição.

3 - Alinhamento com estratégias de acessibilidade

Preparar as instituições de ensino para melhor receberem e acolherem alunos com necessidades especiais é uma pauta de extrema importância.

Entretanto, quando há disponível apenas uma biblioteca física, os investimentos em adaptação do ambiente podem ser realmente altos. Diferentemente do que ocorre quando se disponibiliza uma Biblioteca Virtual 100% inclusiva.

A Biblioteca Virtual da Pearson, por exemplo, é uma plataforma já preparada para a inclusão, contando com recursos de acessibilidade voltados a deficientes visuais, físicos e intelectuais, como a ferramenta integrada?Text to speech.

Assim, ao adotar esse tipo de solução, sua instituição economiza em reformas estruturais na biblioteca e alinha-se a uma postura mais inclusiva de acesso à educação. Podemos ver aqui mais um diferencial competitivo.

Leia também: Como o Text to Speech da Biblioteca Virtual torna a leitura acessível

4 - Economia com renovação de acervo

Pesquisar, negociar e selecionar novos exemplares para o acervo físico de uma biblioteca é algo que pode ser moroso e dispendioso e, ainda assim, comumente não se consegue oferecer um acervo tão variado e atualizado quanto o esperado pelos alunos e pelo corpo docente.

Isso não acontece quando se implementa uma Biblioteca Virtual que disponibiliza atualização constante de seu catálogo profissional e literário a uma velocidade que somente o meio digital oferece.

E isso também se reverte em maiores ganhos indiretos para a IES, que passa a assumir a vanguarda nesse tipo de ação, proporcionando aos alunos acesso a conteúdos de qualidade e sempre atualizados.

Consequentemente, isso poderá refletir na preparação integral do aluno, em melhores índices de empregabilidade e de satisfação com sua instituição.

Afinal, quais os custos da Biblioteca Virtual?

Como vimos, uma Biblioteca Virtual, na verdade, ajuda a reduzir os custos de sua IES e ainda contribui para melhores resultados pedagógicos, mercadológicos e financeiros.

Entretanto, naturalmente, existe a dúvida relacionada aos custos para implementar a tecnologia.

Vale ressaltar que os custos são significativamente menores do que aqueles demandados por modernizações em um acervo físico.

Para manter uma biblioteca física, sua IES precisará arcar com os seguintes custos:

1. Aquisição dos exemplares;

2. Manutenção do espaço físico ou ampliação;

3. Contratação de mão de obra especializada para gerenciamento;

4. Problemas de extravio ou avaria dos livros;

5. Gastos com luz elétrica;

6. Riscos de multas com auditoria do MEC.

Por outro lado, com uma Biblioteca Virtual, sua instituição economizará e evitará riscos em todos esses aspectos.

Você apenas terá o custo de acesso à plataforma. Assim, atualizações de catálogo, novos recursos e outras melhorias não terão cobranças adicionais, a menos que isso seja previsto em contrato.

E quando você dilui esse custo pelo número de exemplares disponibilizados, já é possível verificar o quanto essa contratação vale a pena, especialmente considerando as demais economias e ganhos indiretos trazidos pela Biblioteca Virtual, como apontado anteriormente.

Claro, para tudo isso ser possível, é fundamental escolher com cuidado a melhor plataforma de Biblioteca Virtual. É importante, por exemplo, buscar por uma solução que já seja testada e aprovada no mercado.

Além disso, que seja reconhecida e aprovada pelo?Ministério da Educação (MEC), que tenha parceria com editoras para oferecer novidades constantes no catálogo e que?ofereça recursos de acessibilidade e de integração com seus sistemas (como a utilização do?formato de catalogação MARC21, por exemplo).

Ainda, é válido requisitar um período gratuito de testes, para comprovar, na prática, a qualidade e o tipo de experiência fornecida pela plataforma.

E então, ficou mais claro como a relação entre custos e benefícios da Biblioteca Virtual é mesmo vantajosa para sua instituição?

Aproveite e solicite um teste gratuito por 30 dias!

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE