VOLTAR

5 recursos essenciais para uma biblioteca virtual

Confira a lista com os principais recursos que uma biblioteca virtual deve oferecer. Se você é gestor de IES ou bibliotecário, fique por dentro deste tema.

Publicado em 19/05/2021

Talvez boa parte das recomendações sobre os cuidados para montar uma biblioteca virtual, você já conheça. Porém, talvez ainda não tenha se dado conta dos recursos essenciais que garantem o aprimoramento dos serviços educacionais que sua instituição de ensino já presta.

Este artigo vai mostrar o quanto estes recursos podem fazer a diferença para os alunos e para todo o público-alvo que você pode alcançar ao se decidir pela implementação de uma biblioteca virtual no seu estabelecimento.

Além de formar melhores leitores, um acervo digital tem um enorme potencial para desenvolver o pensamento crítico. Por meio do acesso rápido, prático e facilitado pelos mais variados dispositivos móveis, é possível ler e aprender muito a qualquer hora e em qualquer lugar.

Saiba, na sequência, os recursos que uma biblioteca virtual deve ter para garantir que todo esse potencial seja concretizado.

5 recursos indispensáveis em uma biblioteca virtual para aumentar a satisfação dos usuários:

1. Acessibilidade para todos, de verdade!

Acessibilidade é um termo mais amplo que acesso. Como já dissemos, o acesso é poder usufruir os conteúdos de todos os lugares e no momento que for melhor para cada um. Já a acessibilidade é garantir soluções para eventuais limitações que determinadas pessoas e certos grupos têm.

A biblioteca virtual deve ser 100% inclusiva, atendendo à diversidade individual ou coletiva. Se além de funcionar on-line, o acervo digital puder ser acessado off-line, ótimo! Os recursos também devem estar disponíveis, por exemplo, para disléxicos e pessoas privadas de alguns dos sentidos (audição, fala, visão).

E, ainda, permitir a mudança de cor e tamanho das letras e das imagens. Os conteúdos virtuais que não proporcionam leitura e aprendizado para todas as pessoas, independentemente de suas características físicas ou mentais, não cumprem bem sua proposta inicial.

Por isso, ao contratar um parceiro, certifique-se que a plataforma obedece as melhores práticas e padrões de acessibilidade internacionais. Observe se há material para quem tem vulnerabilidade parcial ou total de visão, daltonismo e glaucoma. Pergunte sobre o atendimento a deficientes intelectuais e físicos.

2. Público amplo e ávido por conteúdos relevantes

Algumas instituições de ensino estão abrindo acesso à biblioteca virtual aos pais dos estudantes, iniciativa com excelentes resultados, graças a um maior engajamento dos familiares. Estas pessoas ficam ainda mais envolvidas no processo educativo dos filhos.

E as famílias se beneficiam, também, consultando o grande leque de opções multimídia do acervo para se atualizarem. Seja para crescer na carreira profissional, empreender ou simplesmente estudar assuntos correlatos a um hobbie, curso ou simplesmente um passatempo cultural.

As vantagens da biblioteca virtual também vão de acordo com as necessidades e anseios dos professores. Acervos digitais proporcionam aprendizado sobre novos métodos de ensino, inovações relativas a avaliações e novidades sobre como planejar aulas mais dinâmicas e atraentes.

3. Experiência única e motivadora

Pare e pense: quando você era estudante na faculdade ou universidade, do que mais gostava? As respostas variam, mas todas passam perto de "ver conteúdos interessantes". É quase uma unanimidade: quando se aprende brincando, curtindo o que se está aprendendo e interagindo de forma saudável, a motivação é bem maior.

Os recursos de uma biblioteca virtual precisam oferecer este atrativo para enriquecer a experiência dos estudantes. Contação de boas histórias, palestras, rodas de conversa, debates de ideias e clubes de interesse mútuo animam as pessoas a persistir no seu próprio desenvolvimento.

4. Assimilação rápida do conteúdo e conectividade

As notas altas são consequência. Para que haja uma participação mais ativa, é fundamental que os usuários da sua biblioteca virtual tenham ferramentas de estudo, como marca-textos.

Parece uma bobagem, mas não é. Quando se faz marcações nos principais trechos, destaques de páginas e de citações que chamaram atenção, a assimilação do conteúdo é muito maior e mais automática.

As conexões entre as diversas disciplinas também são importantes. Por isso, quando a plataforma escolhida tem recursos para anotações e comentários, aumenta ainda mais a sua efetividade e a satisfação dos alunos.

5. Materiais para download

Estudantes de todas as idades adoram a biblioteca virtual que tem esta funcionalidade. Isso facilita a vida deles. Procure por uma plataforma na qual os livros digitais possam ser acessados mesmo quando o leitor não estiver conectado à internet.

Quer entender melhor os benefícios de uma biblioteca virtual para a sua IES? Acesse nosso infográfico e fique informado sobre isso agora!

Compartilhe nas redes

14 vantagens da Biblioteca Virtual da Pearson

Os usuários da Biblioteca Virtual da Pearson podem acessar o acervo a qualquer hora, onde e quando quiserem e nos 7 dias da semana. Veja ma...

LEIA SOBRE

Afinal, qual é a melhor biblioteca virtual em Saúde?

Como escolher a melhor biblioteca virtual em Saúde? A Pearson pode ajudar sua IES a tomar uma boa decisão nesse sentido. Saiba mais!

LEIA SOBRE

8 competências que uma biblioteca digital exige do bibliotecário

Você sabe quais são as competências que uma biblioteca digital exige do profissional de Biblioteconomia? Venha conosco e descubra agora!

LEIA SOBRE