VOLTAR

As vantagens de uma biblioteca virtual no ensino superior

Qual a importância de ter um acervo digital de livros na sua instituição de ensino superior? Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe este texto!

Publicado em 09/09/2020

O mundo digital está invadindo as salas de aula. Aliás, não apenas alguns espaços das instituições de ensino, mas também seus laboratórios e suas áreas de estudos, como as bibliotecas. Isso porque os estudantes estão cada vez mais conectados durante o processo de aprendizado e também em seus momentos de lazer. Por isso, é importante que as instituições, como as faculdades e universidades, se transformem diante dos desafios e das novas necessidades dos seus alunos. 

Investir em soluções digitais, como em uma biblioteca virtual, por exemplo, para que o acesso à informação se torne mais acessível e prático, é uma dessas importantes mudanças. Afinal, um acervo virtual de livros e outros materiais didáticos pode colaborar positivamente para aprendizado dos seus alunos, para o planejamento de aulas dos professores e até para a imagem da instituição. 

Além disso, toda a burocracia envolvida no empréstimo de um livro físico na biblioteca, com data específica para a devolução no local (o que pode gerar multas, inclusive, caso haja atraso), é deixada para trás. Nesse sentido, o tempo dos alunos é melhor aproveitado com outras responsabilidades, por exemplo. Quer saber mais? Continue a leitura para conhecer as vantagens de se ter uma biblioteca virtual no ensino superior!

Mobilidade 

Por meio de uma biblioteca virtual, é possível ter acesso a diversos livros em qualquer hora e lugar. Inclusive, em momentos que sejam mais propícios para o usuário, seja ele o estudante, seja ele o professor. Além disso, é possível acessar o acervo através de um computador ou por meio de aparelhos móveis, como tablets ou smartphones.

Como o acesso é bastante prático, permitindo que cada usuário esteja com toda a biblioteca na palma da sua mão, os alunos são estimulados a ter ainda mais foco nos estudos. Além disso, podem se aprofundar ainda mais em certos assuntos, já que existe uma vasta coleção de livros! 

Acesso compartilhado 

Muitas vezes, em uma biblioteca física, acontecem verdadeiras disputas para o empréstimo de livros bastante requisitados. Já outros alunos podem mesmo desistir de usar determinada obra durante seus estudos pela falta de disponibilidade de exemplares. Isso acontece porque as cópias dos livros disponíveis para locação podem mesmo ser limitadas.

Contudo, a partir da utilização de uma biblioteca virtual, essa questão é totalmente solucionada! No meio digital, alunos e professores podem acessar um mesmo livro e de maneira simultânea, o que é ótimo para a consulta de materiais durante as aulas, por exemplo. 

Estrutura

Uma instituição de ensino superior que adota uma biblioteca virtual descarta a necessidade de um espaço físico para reunir livros e outros materiais de consulta. Por meio da estrutura digital, os custos caem e os recursos são otimizados.

Preservação

Adquirir uma biblioteca virtual também é um meio de manter preservados os livros e documentos que podem ser consultados pelos estudantes. Ou seja, todos os prejuízos por conta do manuseio e até do clima dos locais onde os livros ficam expostos são totalmente evitados. Consequentemente, a universidade também não tem a necessidade de adquirir novas edições com alguma frequência, diminuindo ainda mais os seus custos. 

Conteúdo multimídia e variado

As aulas e os estudos que acontecem com o apoio de uma biblioteca virtual se tornam mais dinâmicos para os alunos, prendendo mais a sua atenção e engajando-os com os materiais. Com a ajuda dos recursos tecnológicos, o ensino em sala de aula se torna mais atrativo e prático para a chamada “geração multitela”, que já vive conectada em mais de um aparelho ao mesmo tempo.

Além disso, a biblioteca virtual oferece conteúdos variados, de diferentes assuntos e bastante completos, de forma acessível e atualizada periodicamente. Dessa forma, o interesse pelo conhecimento é estimulado!

Acesso fácil e rápido 

Para poupar tempo, alunos e educadores desejam encontrar os conteúdos de seu interesse de forma rápida e fácil. Por isso, invista em uma biblioteca virtual que tenha uma boa ferramenta de busca, de forma que filtre as opções desejadas pelo usuário, colaborando ainda mais para a otimização do tempo. Assim, é possível fazer a pesquisa por assuntos, títulos, áreas, autores, palavras-chave etc. 

A biblioteca virtual é uma solução fundamental para oferecer ainda mais qualidade de ensino aos seus alunos e facilitar o processo de planejamento e realização das aulas para os seus professores. Por isso, é um ótimo recurso para a sua instituição de ensino superior.

Além disso, todas as tecnologias que estão inseridas na plataforma tornam a rotina de estudos mais prática e proveitosa, poupando tempo e complementando o conhecimento com os mais diversos conteúdos. Então, que tal adquirir uma biblioteca virtual para sua instituição de ensino? 

Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância?

Já pensou em usar o seu smartphone para aprender?

Compartilhe nas redes

Como os livros digitais facilitam o acesso à leitura no ensino superior?

A leitura é um hábito prezado pelas universidades durante os estudos da graduação. Os livros digitais facilitam esse acesso pelos alunos....

LEIA SOBRE

Como adotar o acervo digital na sua instituição de ensino?

Conheça neste texto alguns pontos que devem ser analisados antes de escolher a melhor plataforma de eBooks para a sua instituição.

LEIA SOBRE

As vantagens dos eBooks na educação de ensino superior

Os livros digitais são vantajosos tanto para estudantes quanto para mantenedores de instituições de ensino superior. Se você ficou curioso ...

LEIA SOBRE