VOLTAR

As vantagens dos eBooks na educação de ensino superior

Os livros digitais são vantajosos tanto para estudantes quanto para mantenedores de instituições de ensino superior. Se você ficou curioso para saber mais, confira este post!

Publicado em 26/08/2020

Os eBooks já existem há algum tempo no mercado de eletrônicos. No entanto, ainda há muitas dúvidas a respeito da utilização desse importante recurso, principalmente na educação. Pensando nisso, no post de hoje você irá conhecer algumas vantagens do uso dos livros digitais no ensino superior, tanto para alunos quanto para gestores e professores. Acompanhe!

 

Preço

 

Muitos dos livros usados na graduação e na pós-graduação, por exemplo, costumam ter um preço bastante elevado, causando desconforto nos estudantes que precisam comprá-los. Por isso, pensando nesse quesito, os livros digitais ganham cada vez mais adeptos! Isso porque o custo para a sua produção é mais barato e, portanto, seu preço final não chega a ser tão alto quando comparados aos livros impressos.

Além disso, essa diferença de custo pode ser ainda maior se analisarmos o fato de que os estudantes precisam comprar livros de diversas disciplinas ao longo do curso. Então, os eBooks são alternativas mais viáveis e acessíveis para quem busca não gastar tanto dinheiro com as obras e materiais didáticos.

 

Fácil transporte

 

Outra grande vantagem dos eBooks é a maior facilidade de transportar os livros digitais em relação aos livros físicos. Como eles podem ser carregados nos leitores digitais, celulares ou computadores, o estudante evita carregar diversos materiais em um único dia.

Alguns leitores digitais, inclusive, são aparelhos próprios para a leitura de eBooks. Os mais modernos têm grande capacidade de memória, justamente para os usuários conseguirem armazenar diversos livros digitais.

 

Durabilidade

 

Não é segredo para ninguém que os livros físicos sofrem com as ações do tempo e com o manuseio dos usuários. Por estragarem, rasgarem e sujarem, eles demandam maiores cuidados e, por vezes, gastos para manter a sua preservação. 

Inclusive, um dos principais custos para as instituições de ensino superior, e que pode ser crucial no momento de decidir entre investir ou não em livros digitais, está justamente relacionado à quantidade de exemplares que uma biblioteca física precisa ter para suprir a carência de seus alunos. Os eBooks aparecem nesse cenário como uma opção relevante para gestores e professores, que podem indicar o uso dos livros digitais, ao invés dos livros impressos, para os estudantes utilizarem ao longo do curso. Dessa forma, é possível diminuir os custos com manutenção.

 

Conteúdos extras

 

Os eBooks estão disponíveis em plataformas digitais. Como a tecnologia está cada vez mais presente nos ambientes de estudo e também na vida dos alunos, a adoção dos livros virtuais pode facilitar a rotina de aprendizado de cada um. Isso porque as bibliotecas virtuais concentram, em um único lugar, várias ferramentas necessárias para que os alunos busquem o conhecimento. 

Isso também quer dizer que os estudantes poderão acompanhar os conteúdos pelos eBooks em seus computadores, por exemplo, e no momento que tiverem alguma dúvida ou curiosidade, já conseguem fazer uma busca em sites confiáveis e continuar os estudos. Por conta disso, professores e mantenedores podem, inclusive, elaborar planos de ensino baseados nessa nova possibilidade de integração entre material didático e outras plataformas de busca. 

 

Otimização do tempo

 

O tempo é algo muito precioso no ambiente educacional, não é mesmo? É ele quem dita o ritmo das aulas e dos estudos, por exemplo. Em relação aos eBooks, eles dão aos alunos mais praticidade e ainda otimizam o tempo durante as horas de estudos.

A instituição de ensino superior também pode ser beneficiada. Por exemplo, há uma importante facilidade relacionada à reposição dos exemplares das bibliotecas: com as bibliotecas virtuais, já não será necessário esperar um longo período para receber as suas encomendas. O acesso aos materiais é feito quase que instantaneamente após a aquisição os livros digitais.

 

Diferencial no mercado

 

Como vimos, existem diversas vantagens no uso de eBooks no ensino superior, tanto para gestores e professores quanto para alunos. E a instituição de ensino que adota esse tipo de alternativa consegue se diferenciar das demais, uma vez que esse uso pode atrair novos estudantes, além de garantir que a faculdade ou a universidade passe pelo processo de modernização e aceite novas tecnologias no dia a dia.

Ficou interessado em conhecer mais sobre esse ambiente dos livros digitais? Então conheça o blog da Biblioteca Virtual! Aproveite e veja também nosso acervo de eBooks

 

6 eBooks para auxiliar na gestão escolar

Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância?

Compartilhe nas redes

Como os livros digitais facilitam o acesso à leitura no ensino superior?

A leitura é um hábito prezado pelas universidades durante os estudos da graduação. Os livros digitais facilitam esse acesso pelos alunos....

LEIA SOBRE

Como adotar o acervo digital na sua instituição de ensino?

Conheça neste texto alguns pontos que devem ser analisados antes de escolher a melhor plataforma de eBooks para a sua instituição.

LEIA SOBRE

As vantagens de uma biblioteca virtual no ensino superior

Qual a importância de ter um acervo digital de livros na sua instituição de ensino superior? Se você quer saber mais sobre o assunto, aco...

LEIA SOBRE