VOLTAR

Como adotar o acervo digital na sua instituição de ensino?

Conheça neste texto alguns pontos que devem ser analisados antes de escolher a melhor plataforma de eBooks para a sua instituição.

Publicado em 23/09/2020

Uma das partes mais importantes da composição de uma instituição de ensino é a biblioteca, por isso ela deve ser completa, acessível e moderna. Muitas faculdades, universidades e até escolas já têm a opção de acervo digital para disponibilizar aos seus alunos e, caso você ainda não saiba como adotar um, a Biblioteca Virtual vai te mostrar aqui neste texto. Continue conosco e entenda.

Tenha uma plataforma adequada

Para abrigar um acervo digital, é preciso ter uma plataforma que comporte esse tipo de serviço. De preferência ela deve ser intuitiva para o aluno e com funções de busca fáceis para que o processo de pesquisa de livros durante o estudo seja rápido e não o faça perder tempo.

Outra função que deve ser analisada é a possibilidade e viabilidade desse recurso ser usado pelos alunos em diferentes tipos de meios digitais. Hoje em dia, para facilitar o acesso aos livros digitais, é necessário que a plataforma esteja disponível aos alunos em qualquer situação.

A Biblioteca Virtual oferece a opção de busca facilitada, através de palavras-chave e de filtros de categorias, como: área do conhecimento, disciplina, autor e/ou ano de publicação. 

Além disso, podemos afirmar que a Biblioteca Virtual é uma multiplataforma de livros digitais. Isso quer dizer que ela atende à necessidade do estudante que deseja acessar os eBooks por meio do computador, do celular ou do tablet. A plataforma da Biblioteca Virtual da Pearson se adapta a todos os tipos de aparelhos sem perder a qualidade do produto e, principalmente, facilita o estudo do usuário.

Escolha um acervo digital atualizado

Dê aos seus alunos a oportunidade de estudar utilizando os livros mais atualizados e completos, portanto encontre uma plataforma que esteja constantemente se renovando e buscando as publicações mais recentes.

O fato e contar com uma biblioteca digital em sua instituição possibilita a rapidez na renovação dos exemplares. Isso é diferente de uma biblioteca física, onde é preciso fazer o pedido para as editoras, esperar para que os livros cheguem, catalogá-los e colocá-los nas estantes. No meio virtual, esse tempo é mais curto e o custo é mais barato, justamente por não haver a necessidade de tê-los impressos.

Com a Biblioteca Virtual, essa atualização é feita com frequência e seus alunos podem contar com as publicações mais recentes e modernas. 

Facilite o estudo

O objetivo da instituição de ensino é promover a aprendizagem dos alunos. Portanto, é responsabilidade dela oferecer ferramentas que facilitem os momentos de estudo. 

O acervo digital escolhido pode, por exemplo, ajudar os alunos durante a leitura dos livros, com funções como grifar o texto, destacar palavras, acrescentar comentários e anotações, entre outras. 

Com a Biblioteca Virtual, o seu acervo é capaz de oferecer tudo isso ao estudante. Ela permite que os textos sejam marcados com até quatro cores diferentes, além da possibilidade de incluir comentários em qualquer parte do texto e de compartilhar em redes sociais algum trecho que mais chamou atenção.

Leitura offline

Embora as conexões de internet estejam cada vez mais modernas e acessíveis, é preciso levar em consideração que elas podem falhar, e isso não pode prejudicar a rotina de estudos dos seus alunos. 

Uma solução para esse possível problema é disponibilizar o acervo na versão offline, para que assim ele possa ser acessado no momento do estudo mesmo sem a conexão à internet. 

Pensando nisso, a Biblioteca Virtual também possibilita que os livros de sua galeria sejam visualizados quando não houver conexão à internet. Para isso, basta habilitar a função Leitura Offline, que o eBook ficará disponível no aparelho para a consulta dos estudantes.

Atenção com a acessibilidade

O aprendizado é para todos, por isso é fundamental que a sua instituição disponibilize materiais acessíveis para pessoas com deficiências. O acervo virtual também deve contar com opções de leitura para aqueles que têm dificuldade de visão ou que sejam cegos, que tenham mobilidade reduzida ou que sejam deficientes intelectuais.

Todos os eBooks que fazem parte do acervo da Biblioteca Virtual podem ser configurados para que sejam utilizados por todos os estudantes. Seguindo o padrão internacional de acessibilidade, o aluno pode alterar o tamanho das fontes, a cor de fundo do texto, o espaçamento entre as linhas, entre outras funcionalidades que incluem toda a comunidade estudantil.

Para adotar um acervo digital, é necessário que vários fatores sejam analisados para que a plataforma escolhida seja a mais adequada para a instituição. Se você quiser saber mais sobre a relação entre os livros digitais e o ensino superior, confira o blog da Biblioteca Virtual. Acesse:

As vantagens de uma biblioteca virtual no ensino superior

As vantagens dos eBooks na educação de ensino superior

Compartilhe nas redes

Como os livros digitais facilitam o acesso à leitura no ensino superior?

A leitura é um hábito prezado pelas universidades durante os estudos da graduação. Os livros digitais facilitam esse acesso pelos alunos....

LEIA SOBRE

As vantagens de uma biblioteca virtual no ensino superior

Qual a importância de ter um acervo digital de livros na sua instituição de ensino superior? Se você quer saber mais sobre o assunto, aco...

LEIA SOBRE

As vantagens dos eBooks na educação de ensino superior

Os livros digitais são vantajosos tanto para estudantes quanto para mantenedores de instituições de ensino superior. Se você ficou curioso ...

LEIA SOBRE