VOLTAR

Como os livros digitais facilitam o acesso à leitura no ensino superior?

A leitura é um hábito prezado pelas universidades durante os estudos da graduação. Os livros digitais facilitam esse acesso pelos alunos. Saiba mais!

Publicado em 14/10/2020

Você já conferiu aqui no blog da Biblioteca Virtual as principais vantagens de um eBook para os alunos e professores da sua instituição. Uma delas é facilitar o acesso à leitura nessa etapa da vida. Os livros digitais tornam muito mais fácil o acesso às obras que são usadas para estudos e trabalhos durante as graduações, pós-graduações, mestrados, doutorados e até mesmo no planejamento das aulas feito pelo corpo docente. 

O livro digital proporciona um acesso mais fácil à leitura, pois o acervo é na internet, podendo ser acessado por computadores, tablets ou smartphones. Os alunos e professores da sua instituição de ensino superior conseguem fazer o download, ler onde e quando quiserem, e compartilhar e guardar o livro. O conhecimento chega a todos de forma prática!

Quer saber outras formas como os livros digitais facilitam o acesso à leitura no ensino superior? Acompanhe o texto! 

Formato digital

Só pelos livros serem digitais, a atenção dos seus estudantes será muito maior! O acervo de obras nessas versões influenciam a leitura por causa dos recursos visuais e auditivos que são oferecidos. Atualmente, a geração de alunos vive com os recursos tecnológicos para facilitar o dia a dia e otimizar tempo; por isso, com a leitura não será diferente daqui em diante. O momento da leitura será mais prazeroso, além de estimular a compreensão e habilidades importantes para o desenvolvimento dos estudantes e a expansão do conhecimento. 

Preços mais baixos

Durante um ano universitário, os estudantes precisam ler vários livros para adquirir conhecimentos sobre a sua área e para fazer pesquisas, provas ou trabalhos. A primeira ideia que vem à cabeça é pegar emprestado o livro na biblioteca física, mas, assim como para os alunos, as versões impressas também possuem um custo mais alto para as universidades e, geralmente, há poucos livros para pegar. 

Comprá-los em livrarias também nem sempre é uma boa opção, pois o investimento em um exemplar físico é de maior valor. Por isso, se a sua instituição disponibilizar um acervo de livros digitais, o desconforto de desembolsar um valor alto para adquirir um livro será evitado! A leitura necessária ficará mais fácil de ser feita, pois os livros digitais são mais baratos se comparados aos impressos.

Optando pelos eBooks, a leitura será mais viável para que o conhecimento chegue a todos, e você, gestor ou diretor da instituição, não terá os gastos com a estrutura de uma biblioteca física, mas apenas com a assinatura da biblioteca virtual. Pense que os seus alunos não compram livros apenas para uma disciplina e nem apenas em um ano! 

Proximidade com os alunos

Como falamos acima, os livros digitais podem ser acessados pelos alunos onde e quando eles quiserem. Com uma biblioteca virtual, a sua instituição de ensino pode oferecer aos estudantes outros caminhos para eles consultarem as informações complementares, se aprofundarem nos temas e tirarem dúvidas. 

Dessa forma, os livros digitais aproximam os seus alunos dos conteúdos que foram apresentados pelos professores em aula, além de darem a eles acesso a mais explicações sobre diversos temas.

Facilidade nas buscas

Os livros digitais são mais fáceis de serem acessados pelos alunos da sua instituição, já que, com alguns cliques, eles encontram o título que procuram buscando por assuntos, autores e/ou áreas, por exemplo. Outra facilidade é procurar os conteúdos dentro dos próprios livros, pois as palavras-chave deixam a busca mais prática. Isso poupa o tempo dos estudantes e também dos educadores que acessam as obras.

Mais mobilidade

O acesso aos livros digitais é prático e permite a leitura para um aprofundamento maior em determinados assuntos, pois os seus alunos poderão acessar inúmeras obras. Além da versão digital estimular o foco, os eBooks também são fáceis de carregar para diversos locais, já que não pesam e não ocupam espaço. 

Também existem os leitores digitais próprios para esse tipo de leitura, onde pode ser armazenada uma grande quantidade de livros digitalizados.

Com os livros digitais, os alunos da sua instituição de ensino terão um acesso rápido e fácil ao conhecimento que quiserem. Além disso, a universidade será um destaque por se manter atualizada, acompanhando a evolução dos estudantes e do ensino que acontece mundialmente.

É preciso pensar na acessibilidade dos alunos à leitura dos materiais requeridos e modernizar o plano de aula dos professores. A sua instituição pode dar o primeiro e um importante passo para essa mudança! Que tal saber mais sobre a Biblioteca Virtual? Saiba mais no blog:

As vantagens dos eBooks na educação de ensino superior

Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância?

Compartilhe nas redes

Como adotar o acervo digital na sua instituição de ensino?

Conheça neste texto alguns pontos que devem ser analisados antes de escolher a melhor plataforma de eBooks para a sua instituição.

LEIA SOBRE

As vantagens de uma biblioteca virtual no ensino superior

Qual a importância de ter um acervo digital de livros na sua instituição de ensino superior? Se você quer saber mais sobre o assunto, aco...

LEIA SOBRE

As vantagens dos eBooks na educação de ensino superior

Os livros digitais são vantajosos tanto para estudantes quanto para mantenedores de instituições de ensino superior. Se você ficou curioso ...

LEIA SOBRE