VOLTAR

Leitura dinâmica: cinco técnicas para ler e estudar mais rápido

Publicado em 31/01/2020

Você já ouviu falar em leitura dinâmica? Ela é definida, basicamente, como uma técnica e habilidade desenvolvida para aumentar a velocidade de leitura. Ou seja, consiste em um método que possibilita ler textos com mais rapidez.


Já imaginou conseguir ler um calhamaço – livro ou caderno grande, muito volumoso – inteiro em um dia ou em até três, quatro horas?


Segundo a BBC News, Agatha Christie, escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa lia 200 livros por ano, enquanto o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, termina um a cada duas semanas. Já o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, lia um livro por dia e até dois ou três, se tivesse uma noite mais tranquila. Mas, como algumas pessoas conseguem fazer isso?


De acordo com o Diário Oficial do Distrito Federal, ao praticar a leitura dinâmica é importante se atentar para alguns fatores chaves para que a técnica seja efetiva. Apesar de poder ser praticada de diversas formas, é fundamental que elas sigam e respeitem esses fatores. Com base nisso e em pesquisas de outras fontes relevantes, como Freesider, Fundação Instituto de Administração, Portal Super Interessante e o próprio Diário Oficial do DF, reunimos cinco deles que garantem a eficiência da técnica e o aumento da velocidade. Confira abaixo:


1 – Afastar-se de ruídos e aparelhos eletrônicos


Para uma boa concentração e prática da leitura dinâmica, é necessário, antes de tudo, o maior silêncio possível.


Desligue a televisão, o rádio, silencie o celular, coloque o computador em modo hibernação e desfrute da sensação de ter toda a atenção voltada para aquele texto.


2 - Aumentar a extensão da visão periférica e o número de palavras registradas por fixação

 

O segundo fator chave para dar eficiência à técnica consiste em ampliar a visão periférica e o número de palavras registradas.

 

O ser humano costuma usar apenas o foco central da visão para ler. Isso faz com que a quantidade de palavras registradas por fixação seja limitada. Ao utilizar a visão periférica de forma consciente durante a leitura, é possível aumentar em até 50% a quantidade de palavras registradas por fixação.


3 - Eliminar a releitura

 

Muitos estudantes tem o costume de ler um pedaço de texto e, imediatamente, fazer uma releitura do conteúdo.


Isso se dá pela primeira leitura não ter sido feita com foco total. Com isso, a capacidade de compreensão do conteúdo e retenção na memória fica comprometida. Para evitar perdas de tempo e aumentar a velocidade de leitura, essa prática de releitura precisa ser eliminada.

 

4 - Visualize blocos

 

Com a aceleração, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. É aí que acontece a mágica: você não verá mais o texto como uma seqüência de letras, mas em unidades de pensamento. Para ler, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as ideias centrais do texto.

 

5 – Eliminar o hábito de pronunciar as palavras

 

É comum acompanhar a leitura com a pronúncia sonora ou mental daquilo que lemos. Esse hábito faz com que voltemos à estaca zero do passo anterior, lendo palavra por palavra e não blocos, como desejado.

 

Além disso, perdemos pequenas porções de tempo, em que terminamos a leitura e só partimos para a próxima palavra após concluir a pronúncia da anterior, baixando o rendimento.

 

A capacidade de compreensão também é afetada pelo hábito de pronúncia, pois o cérebro estará ocupado executando a pronunciação e não conseguirá se concentrar o suficiente para assimilar a interpretação do texto em si, resultando numa releitura, característica também negativa à leitura dinâmica.

 

Compartilhe nas redes

Como os livros digitais facilitam o acesso à leitura no ensino superior?

A leitura é um hábito prezado pelas universidades durante os estudos da graduação. Os livros digitais facilitam esse acesso pelos alunos....

LEIA SOBRE

Como adotar o acervo digital na sua instituição de ensino?

Conheça neste texto alguns pontos que devem ser analisados antes de escolher a melhor plataforma de eBooks para a sua instituição.

LEIA SOBRE

As vantagens de uma biblioteca virtual no ensino superior

Qual a importância de ter um acervo digital de livros na sua instituição de ensino superior? Se você quer saber mais sobre o assunto, aco...

LEIA SOBRE