Filosofar: todos nós já nos vimos por diversas vezes às voltas com questões que envolviam, mais ou menos diretamente, problemas filosóficos. Mas o que fazer quando devemos explicar a outras pessoas essa maneira de analisar o universo que nos cerca? O que é ensinar filosofia? Desde que se tornou disciplina obrigatória no ensino médio de todo o país, mais do que pautar discussões, a própria filosofia tem sido o foco de muitas conversas - e controvérsias. No livro, Marcos Nobre e Ricardo Terra convidam o leitor para um estimulante debate acerca dos temas fundamentais relacionados ao ensino de filosofia no Brasil. Passando pela história da universidade no país, os autores discorrem sobre o processo de implantação da filosofia na educação, bem como o papel que ocupa atualmente na cultura e no debate público brasileiros. Merece destaque na obra a situação do ensino superior de filosofia: será que estamos preparando adequadamente os professores de amanhã?
Ele se fundamenta em um cenário já passado, mas não ultrapassado, traz alguns fatos interessantes e com certeza algumas reflexões. Porém não é nada "atemporal"...
Livro exelente para instigar a curiosidade dos alunos sobre o ensino de filosofia, a conversa se configura em uma introdução divertida e histórica dos processos que a nossa nação sofreu para termos o ensino de filosofia no ensino médio e superior.
Bom.
Excelente livro. Linguagem simples porém abrangente. Os autores souberam abordar bem o tema da problemática enfrentada nas universidades brasileiras e no ensino médio.
LEANDRO
quinta-feira, 20 de abril de 2023
Nenhuma curtida