Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais. A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI. Nesta nova edição são analisados as características e os benefícios de mais de 3 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles: CobiT, ITIL, ISO/IEC 2, USMBOK, os principais modelos do PMI (PMBOK, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas), PRINCE2, ISO 27 1 e 27 2, eSCM-SP e eSCM-CL, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, Seis Sigma e outros modelos. Além disso, mostra os modelos agrupados por disciplina e representa de forma clara o relacionamento entre os modelos de melhores práticas. Esta edição traz também capítulos específicos acerca do impacto de tecnologias emergentes sobre a Governança de TI, da sua utilização em pequenas e médias empresas e no Governo e está enriquecida com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro.
Aguinaldo Aragon Fernandes
Doutor em Engenharia pela USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Profissional atuante em gestão empresarial e de tecnologia, autor de vários livros em gestão de TI e consultor em projetos de governança de TI, discovery de dados, sistemas de IA, ITSM, normas ISO 27001 e 20000 e mentoria executiva. Especialização em gestão da qualidade pela FGV e design instrucional pelo IBDI. Tem o selo Top Voice pelo LinkedIn em estratégia de TI.
Vladimir Ferraz de Abreu
Graduado em Engenharia da Computação pela Unicamp, com especializações em Administração de Empresas pela ESAN-SP, em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini-USP e em Gestão de Processos de Negócios pela COPPE-UFRJ. Profissional da área de tecnologia da informação de 25 anos, junto a empresas de vários segmentos. Atua em projetos e iniciativas de Governança de TI, gerenciamento de serviços e melhoria de processos. É professor em Governança de TI em universidades de São Paulo.
Celiany
segunda-feira, 31 de março de 2025
Nenhuma curtida