Capa do livro Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão de processos e serviços

Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão de processos e serviços

Aguinaldo Aragon Fernandes; Vladimir Ferraz de Abreu

Editora: Brasport Livros e Multimidia LTDA

ISBN: 9788574526836

Edição/Ano: 4ª (2014)

Idioma: Português

Páginas: 652

Categoria(s): Economia de Negócios, Tecnologia e Computador


Descrição

Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais. A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI. Nesta nova edição são analisados as características e os benefícios de mais de 3 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles: CobiT, ITIL, ISO/IEC 2, USMBOK, os principais modelos do PMI (PMBOK, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas), PRINCE2, ISO 27 1 e 27 2, eSCM-SP e eSCM-CL, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, Seis Sigma e outros modelos. Além disso, mostra os modelos agrupados por disciplina e representa de forma clara o relacionamento entre os modelos de melhores práticas. Esta edição traz também capítulos específicos acerca do impacto de tecnologias emergentes sobre a Governança de TI, da sua utilização em pequenas e médias empresas e no Governo e está enriquecida com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro.


Sobre o Autor

Aguinaldo Aragon Fernandes
Doutor em Engenharia pela USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Profissional atuante em gestão empresarial e de tecnologia, autor de vários livros em gestão de TI e consultor em projetos de governança de TI, discovery de dados, sistemas de IA, ITSM, normas ISO 27001 e 20000 e mentoria executiva. Especialização em gestão da qualidade pela FGV e design instrucional pelo IBDI. Tem o selo Top Voice pelo LinkedIn em estratégia de TI.

Vladimir Ferraz de Abreu
Graduado em Engenharia da Computação pela Unicamp, com especializações em Administração de Empresas pela ESAN-SP, em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini-USP e em Gestão de Processos de Negócios pela COPPE-UFRJ. Profissional da área de tecnologia da informação de 25 anos, junto a empresas de vários segmentos. Atua em projetos e iniciativas de Governança de TI, gerenciamento de serviços e melhoria de processos. É professor em Governança de TI em universidades de São Paulo.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas