Capa do livro Mulheres, linguagem e poder: estudos de gênero na sociolinguística brasileira

Mulheres, linguagem e poder: estudos de gênero na sociolinguística brasileira

Raquel Meister Ko Freitag; Cristine Gorski Severo

Editora: Editora Edgard Blucher LTDA

ISBN: 9788580391206

Edição/Ano: 1ª (2015)

Idioma: Português

Páginas: 305

Categoria(s): Artes e Disciplinas da Linguagem


Descrição

Este livro é uma contribuição da Linguística, de forma geral, e da Sociolinguística, de forma específica, para o debate acadêmico e político sobre a relação entre a construção de identidades de gênero e usos linguísticos, com foco no ""feminino"". A obra propõe uma ampla revisão teórica e reflexiva sobre o tema a partir do enfoque da Sociolinguística variacionista, e apresenta uma série de estudos contemporâneos que exploram a relação entre usos linguísticos e gênero. Tais pesquisas ora problematizam estereótipos sobre o papel das mulheres nos processos de variação e mudança, ora propõem novos olhares teóricos e metodológicos para se explicar a relação entre as mulheres e as línguas.


Sobre o Autor

Raquel Meister Ko Freitag
Raquel Freitag é linguista e professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), com doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e estuda o processamento da variação linguística. Pela Contexto é coautora dos livros História do Português Brasileiro Vol. IV e Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações, além de autora de Não existe linguagem neutra! Gênero na sociedade e na gramática do português brasileiro e Variação linguística: diversidade e cotidiano.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas