Capa do livro Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas

Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas

Silvia Rodrigues Vieira

Editora: Editora Edgard Blucher LTDA

ISBN: 9788580393354

Edição/Ano: 1ª (2018)

Idioma: Português

Páginas: 181

Categoria(s): Artes e Disciplinas da Linguagem


Descrição

Este livro – que constitui a segunda edição, revista e ampliada, do e-book Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas (Letras UFRJ, 2 17) – resulta da crescente demanda pela associação dos resultados científicos à elaboração de material para uma prática docente que se quer atualizada e produtiva. A obra busca cumprir as metas enunciadas no Projeto submetido ao Programa da FAPERJ Cientista do Nosso Estado/2 14, intitulado Padrões de Concordância em Variedades Africanas, Brasileiras e Europeias do Português: a Natureza das Restrições e o Contato Linguístico. Com objetivos específicos, vinculados ao tema da caracterização das variedades da Língua Portuguesa e, sobretudo, dos padrões relacionados à concordância, ao quadro pronominal e à configuração do sujeito e do componente verbal, o Projeto permitiu cumprir, ainda, as seguintes metas enunciadas em sua proposta inicial, quais sejam: (i) divulgar os resultados da pesquisa, por meio do desenvolvimento de projeto em escolas públicas sediadas no Rio de Janeiro e da publicação dos resultados científicos; e (ii) articular o projeto com outros grupos consolidados, como aqueles que se ocupam especificamente das questões pedagógicas (como, por exemplo, o Projeto Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas, parcialmente financiadopelo Edital nº 36/2 14 da FAPERJ).

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas