Capa do livro Linguagem: a história da maior invenção da humanidade

Linguagem: a história da maior invenção da humanidade

Daniel L. Everett

Editora: EDITORA PINSKY LTDA

ISBN: 9788552001607

Edição/Ano: 1ª (2019)

Idioma: Português

Páginas: 400

Categoria(s): Artes e Disciplinas da Linguagem


Descrição

Este livro narra a história da invenção mais incrível da humanidade: a linguagem. Daniel L. Everett, linguista norte-americano com décadas de pesquisas, incluindo aí estudos com línguas indígenas do Brasil, traça a evolução da linguagem através de 60 mil gerações. Com base em evidências de uma vasta gama de campos, como Arqueologia, Biologia, Antropologia e Neurociência, o autor mostra como os seres humanos adquiriram a forma mais avançada de comunicação do planeta, fazendo um percurso das primeiras tentativas de fala dos hominídeos até as mais de sete mil línguas existentes hoje. “Um texto ambicioso… O tom amigável de Everett e, especialmente, suas anedotas cativantes relacionadas a sua pesquisa de campo nas florestas tropicais amazônicas vão auxiliar o leitor iniciante no assunto a avançar na leitura. Ao final, é compensador conhecer a visão do autor sobre a invenção coletiva mais impressionante da humanidade”. - Melissa Dahl, New York Times Book Review “Explica, de forma clara, questões complexas a leitores leigos ao mesmo tempo que constitui uma contribuição original para a academia... Os argumentos que ele mobiliza e os insights que provoca são impressionantes.”. - Oliver Kamm, Times


Sobre o Autor

Daniel L. Everett
Daniel L. Everett é professor de Ciências Cognitivas da Bentley University, nos Estados Unidos, com mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Everett destaca-se por seus estudos em língua pirahã da Amazônia, adquiridos ao longo de 32 anos de pesquisa, além do contato direto com os indígenas, tendo vivido 7 anos em suas aldeias. Publicou mais de 100 artigos e 12 livros. Além do pirahã, é fluente em português e espanhol e possui um amplo conhecimento de outras 23 línguas indígenas do Brasil, como xavante, karitiana e oro win, e também de línguas nativas do México e dos Estados Unidos.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas