Christina Abreu Gomes; Clara Esteves; Fernanda Duarte Senna; Liliane Pereira Barbosa; Manuella Carnaval; Marcela Branco Silva; Marcelo Melo; Suzana Mendes Nery; Thaïs Cristófaro Silva
Editora: EDITORA PINSKY LTDA
ISBN: 9788552001836
Edição/Ano: 1ª (2020)
Idioma: Português
Páginas: 192
Categoria(s): Artes e Disciplinas da Linguagem
Descrição
Este livro trata da Fonologia do português brasileiro a partir da abordagem dos Modelos de Exemplares – perspectiva teórica que emerge da interação entre capacidades cognitivas gerais inatas e a experiência do indivíduo com a língua, sem determinar um conhecimento inato especificamente linguístico. Com exemplos de pesquisas com crianças e adultos de grupos clínicos e falantes típicos, os autores ampliam o conhecimento sobre essa teoria fonológica através de sua aplicação em diversas áreas de estudos. Livro voltado ao público acadêmico e profissional das áreas de Linguística, Letras e Fonoaudiologia.
Sobre o Autor
Christina Abreu Gomes
Christina Abreu Gomes é professora titular do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui doutorado em Linguística pela UFRJ e pós-doutorado na University of York. É bolsista de produtividade do CNPq. Orienta alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. Sua atuação profissional tem focalizado temas desenvolvidos na Sociolinguística relativos à variação e mudança linguística, à aquisição e à percepção da variação socialmente indexada. Pela Contexto é autora dos livros Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro, Sociolinguística, Sociolinguísticas: uma introdução, Fonologia, Fonologias: uma introdução e Fonologia na perspectiva dos modelos de exemplares.
Clara Esteves
Clara Esteves possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Ativação de Mudanças na Saúde pela ENSP/Fiocruz, mestrado e doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. Tem experiência clínica e acadêmica na área de Fonoaudiologia, com ênfase em linguagem oral e escrita, linguística, saúde da pessoa com deficiência, saúde mental e saúde coletiva. Tem experiência como docente de cursos de graduação e pós-graduação, em universidades públicas e privadas. Atualmente, é fonoaudióloga da Força Aérea Brasileira.
Fernanda Duarte Senna
Fernanda Duarte Senna é fonoaudióloga, com graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, tendo realizado estágio de doutorado sanduíche na Universidad de Oviedo, Espanha. Especialista em Linguagem e Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa.), tem experiência clínica com ênfase na área de reabilitação neurológica de pacientes afásicos.
Liliane Pereira Barbosa
Liliane Pereira Barbosa possui doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora (graduação e pós-graduação) do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e atua nos cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, Linguística, variação linguística, linguagem e ensino fundamental e médio.
Manuella Carnaval
Manuella Carnaval é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa pela Capes, e estágio com bolsa-sanduíche na Universidade de Tilburg, na Holanda. Possui graduação em Letras Português/Literaturas e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonética Acústica, especificamente em Prosódia do Português do Brasil. Atuou também como professora substituta do setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ.
Marcela Branco Silva
Marcela Branco Silva é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Fonoaudiologia e mestrado em Linguística pela UFRJ. Tem experiência na área da Fonoaudiologia com ênfase em atendimento clínico relacionado a crianças com atraso de linguagem, transtornos do espectro autista e distúrbio fonológico.
Marcelo Melo
Marcelo Melo é professor adjunto do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Direito e em Letras-Português/Inglês, mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: variação e mudança linguística, percepção da variação socialmente indexada e aquisição da escrita, em especial por grupos de indivíduos de periferia e com pouco acesso às instituições sociais.
Suzana Mendes Nery
Suzana Mendes Nery é fonoaudióloga do quadro permanente da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Fonoaudiologia pela UFRJ, especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional pelo Cefac – Pós-Graduação em Saúde e Educação, mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em audiologia infantil, triagem auditiva neonatal e diagnóstico das alterações funcionais orais do recém-nascido.
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