Há tempos vimos amadurecendo a ideia de construir um livro diferenciado, que abordasse, de forma inusitada e prática, a questão da avaliação aplicada pelos educadores aos educandos. Em conversas, às vezes sérias, outras tantas vezes descontraídas, aleatórias e apaixonantes, criávamos situações, entre sonhos, utopias, realidades, desejos e ideais, que fossem um referencial de ação para que os educadores repensassem sua práxis pedagógica em relação à avaliação dos seus educandos.
Tânia Dias Queiroz
Também coordenadora pedagógica desta obra, é professora de História, pedagoga, consultora, coordenadora e assessora pedagógica em grandes instituições educacionais públicas como Secretarias de Educação, Prefeituras e instituições privadas. É pós-graduada em Didática, pós-graduanda em Psicodrama pela PUC e mestranda em Tecnologias aplicadas à educação. Palestrante do Sieeesp – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo e do CAEE – Centro de Atendimento a Empresas e Escolas. Consultora associada da Coplanning Consultoria e Planejamento. Consultora do Sesi, do Playcenter e da Facap – Faculdades de Ciências Aplicadas em São José dos Campos. Assessora pedagógica das editoras Ática e Scipione e do colégio Montessori Santa Terezinha. Consultora pedagógica da Cultura Inglesa. Coordenadora pedagógica do Colégio Domus Sapientiae. Autora, editora e coordenadora pedagógica de várias obras pedagógicas, infantis e para o público em geral pelas editoras: Rideel, STTIMA, Didática Paulista, Maranta e Editora Escolar.
Como palestrante, participa de inúmeros eventos, como a Saber 2002, 2004 e 2005. Organizou o III Encontro de Educação – Da Oralidade à Ação, em Campos
do Jordão, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e da Secretaria de Educação de Campos de Jordão. Participou da II Jornada Educativa – Nova Xavantina, MT – “A Arte de Educar”, promovida pelas Irmãs da Mãe Dolorosa, da Ordem III de São Francisco. Proferiu palestras em várias universidades e no Congresso Internacional de Educação da Unicastelo – Universidade Camilo Castelo Branco. Desde a publicação dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, vem ministrando, em todo o Brasil, cursos, oficinas e palestras sobre como desenvolver competências e habilidades no cotidiano escolar, avaliação de competências e habilidades, projetos plurimultidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, temas transversais, magia das virtudes, dificuldade de aprendizagem, importância do desenvolvimento da educação emocional, técnicas de memorização, dentre outros, para educadores e pais, em escolas públicas, particulares, secretarias estaduais, municipais, Prefeituras, faculdades e universidades. Elaborou atividades pedagógicas sobre a transversalidade para a Revista Educação, da editora Segmento, e concebeu a Revista PCNE – Professor Criativo na Escola, da editora Didática. Atualmente escreve para a Revista Guia Prático de Avaliação, da editora Lua.
Célia Godoy
É educadora e coordenadora pedagógica, tendo trabalhado em escolas da rede pública municipal e estadual, escolas confessionais e cooperativas. Tem aperfeiçoamento pela USP em Fundamentos da coordenação pedagógica e fundamentos das áreas do conhecimento, sendo uma de suas bandeiras o permanente estudo sobre a busca da identidade do coordenador pedagógico. Pós-graduada em Didática e Metodologia e mestranda em Psicologia pela Universidade São Marcos. Atua como consultora pedagógica em instituições escolares particulares e estaduais e em Prefeituras, por meio de assessoria, implantando pedagogia de projetos, (re)construindo projetos político-pedagógicos e implementando avaliações múltiplas. É palestrante do Sieeesp, da Abril Educação, das editoras Ática e Scipione, da Ameesp, da Aprofem e do CAEE. Desenvolve cursos e oficinas em instituições escolares: O desenho, início do processo de alfabetização; A aprendizagem da criança como processo de apropriação da língua escrita; Atividades lúdicas em língua portuguesa; Pedagogia de projetos: a prática renovada do educador; Planejamento: um aliado eficaz na construção de competências; Revisitando o universo da avaliação escolar, dentre outros.
Também profere cursos, oficinas e palestras motivacionais em outros segmentos: empresas privadas, associações, cooperativas, ONGs, entidades públicas, universidades, escolas e sindicatos.
Sua missão é potencializar valores apresentados em alguns de seus trabalhos:
Atitude vencedora: a arte de superar desafios; Como “SER” no mínimo o máximo; Competência emocional e qualidade de vida: norteadores para celebrar a vida; Luz, câmera & ação: as sete dimensões do ser humano; A arte das relações humanas: convivência com “vivências”, trabalhos estes efetuados em empresas como Sul América, Cadsoft, Sygma Transitários Internacionais e Dupont.
Tem artigos divulgados na Revista Educação e na Revista da Escola Particular, pela Editora Didática. Atualmente escreve para a Linha Direta. Organizadora do livro Todo dia é dia de poesia. Participa de congressos desde 1998, e em 2006 esteve presente no congresso Pedagógica Brasil, em Recife; no 8º Congresso Gaúcho do Sinepe, no XII Simpósio Rio Clarense e na Saber 2005.
Marilce
terça-feira, 18 de junho de 2024
Nenhuma curtida