Na Sociedade da Informação, uma nova forma de fazer negócios se estabelece: a Economia dos Dados, que tem sido mais valorizada que o petróleo. No entanto, questionam-se os riscos para a pessoa física de as empresas usarem e armazenarem seus dados. Nos últimos anos, houve alguns escândalos, como o da Cambridge Analytica, que mostraram como a privacidade e a proteção dos dados são cruciais. No Brasil, a Lei n. 13.709/2018, mais conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), específica como os dados devem ser tratados e armazenados visando à proteção e à privacidade das pessoas. No entanto, essa mudança não acontecerá abruptamente. Ao contrário, será fruto de amadurecimento e transformação cultural. Educar sobre a soberania dos Titulares e as bases legais de tratamento e estabelecer relações de transparência entre os atores dessa cadeia requer constância, coerência e resiliência. Este livro é indicado para todos os profissionais que buscam uma metodologia para implementar essa transformação da LGPD de forma sustentável e eficiente. Por isso, fazemos um convite para trabalhar a longo prazo, em um programa transformador e multidisciplinar, com controles, métricas e evidências claras de que o direito está sendo respeitado.
Lara Rocha Garcia
É mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é doutoranda na mesma área. Especialista em Inovação e Empreendedorismo por Stanford Graduate School of Business com dupla graduação: Direito (Mackenzie) e Comunicação Social (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp). Autora de sete livros na área de direito digital e inovação. Liderou o Laboratório de Inovação do Hospital Albert Einstein e a área de Produtos do Dr. Consulta. É também advogada e professora de Direito e Inovação.
Edson Aguilera Fernandes
É consultor da Fundação Vanzolini para o Programa BEST de Acreditação em Cibersegurança com Foco na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Possui mais de 30 anos de experiência profissional em compliance. É mestre em Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e possui certificações em LGPD, Data Protection Officer (DPO), Gestão de Segurança da Informação e Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação (TI), entre outras.
Rafael Augusto Moreno Gonçalves
É engenheiro mecatrônico com dupla graduação, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e pela Universidade de Stuttgart (Alemanha). Pós-graduado em Economia Austríaca pelo Instituto MISES Brasil. Mestre em Inteligência Artificial pela EPUSP com dissertação “Um modelo matemático para inferência computacional de estado emocional a partir de detectores de expressões faciais”. Empreendedor serial e fundador de quatro startups. Atualmente gerencia projetos de desenvolvimento de software na Fundação Vanzolini e na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).
Silvia Helena Dias Fiorini
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Nenhuma curtida