O passado é imutável, mas as interpretações sobre ele não são estáticas. O historiador, responsável por essas interpretações, pode revisitar temas já estudados e, assim, a História pode ser reescrita. Se novos documentos ou vestígios forem encontrados e se novas perguntas – a partir de preocupações do tempo presente – forem feitas às fontes históricas, o evento pretérito deve ser revisto e outra investigação realizada. Mas quais são os passos necessários para propor uma nova pesquisa em História? Este livro percorre um amplo panorama que apresenta, de forma didática, procedimentos e métodos que distinguem a produção do conhecimento historiográfico. A partir das ideias de historiadores essenciais para o desenvolvimento da área, o leitor é instigado a participar ativamente deste desafio que é escrever História, elaborando e executando seu próprio projeto de pesquisa. Obra voltada especialmente para estudantes de graduação.
Tania Regina de Luca
Tania Regina de Luca é professora de cursos de graduação e do programa de pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. É mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pela Contexto, é organizadora dos livros "História da imprensa no Brasil" e "O historiador e suas fontes" e coautora dos livros "Nova História das mulheres no Brasil", "Fontes históricas", "História da cidadania", e autora de "Práticas de pesquisas em História".
Bom livro para inicio da graduação em história Trata-se de uma introdução de como utilizar as fonte históricas e propõe uma estrutura simples de projeto de pesquisa
Elson
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Boa leitura
Nenhuma curtida