Renata Facco de Bortoli
Editora: Editora Labrador
ISBN: 9786556250007
Edição/Ano: 1ª (2020)
Idioma: Português
Páginas: 128
Categoria(s): Não Ficção Infanto-Juvenil, Ficção para Jovens Adultos
Descrição
Um despertar súbito às seis da manhã, e nascia ali o primeiro poema de Renata Facco de Bortoli, escrito há cinco anos. Àquele amanhecer despretensioso, pedra fundamental deste livro delicado e ao mesmo tempo forte, seguiu-se o piar de uma coruja, escondida entre as muitas árvores que cresciam próximas à casa da poeta gaúcha. Com frequência associadas à sabedoria e ao mistério, mas também ao poder feminino e à intuição, as corujas tornaram-se interlocutoras desejadas, esperadas por Renata, como se cada encontro carregasse em si um significado próprio — e como se, com seus grandes olhos, elas estivessem sempre a observar a autora. O tempo e a escrita a transformaram, e logo ela alçou voo tal como uma ave, leve para enfrentar um processo de luto. Coruja anuncia poemas que me voaram é, ao fim e ao cabo, esse voo livre, esse pio escondido na mata: introspecção, desenvolvimento e construção. A degustação de um planar ao sabor dos ventos.
Sobre o Autor
Renata Facco de Bortoli
O primeiro choro
foi em Fortaleza dos Valos.
Infância livre.
Juventude rebelde.
Sonhava e temia com a capital.
Fiz Psiquiatria para resgatar a Medicina.
Uso a arte para ensinar.
Danço por necessidade de sobrevivência.
A poesia me permite ser quem eu sou,
conviver melhor com minha humanidade e conectar-me com o sagrado.
Penso que é um dever compartilhar o que nos é dado nesta vida!
Os poemas retratam minha relação com o luto, especialmente pela perda da ingenuidade, vivenciada pelo contato com a doença e a morte.
Um processo que se deu pela experiência de uma realidade muitas vezes dolorosa, que por ventura pôde ser transformada pela busca incessante da beleza no cotidiano.
Dividi essa história em antes, durante e depois do voo, por me identificar com a sabedoria e o mistério da coruja.
O que consegui compreender até aqui é que essa espiral de conhecimento sobre si é infinita.
Voar é não ter garantias.
A você, leitor, que está abrindo seu universo pessoal para acolher um pouco da minha jornada, desejo que faça uma boa viagem pelo interior da sua alma!
Conte comigo,
estarei aqui segurando sua mão até o fim.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.