Capa do livro Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais

Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais

Ulisses F. Araújo; Valéria Amorim Arantes; Viviane Pinheiro

Editora: Summus Editorial LTDA

ISBN: 9786555490008

Edição/Ano: 1ª (2020)

Idioma: Português

Páginas: 13

Categoria(s): Educação


Descrição

A Base Nacional Comum Curricular é o documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. Entre seus eixos centrais está o incentivo à construção dos projetos de vida dos jovens. Estes pressupõem um desejo de fazer diferença no mundo, de realizar algo que contribua com a sociedade tornando‑a mais ética e justa, e de promover o desenvolvimento profissional. Mas de que forma os professores podem trabalhar com essa temática em sala de aula? Para responder a essa questão, três renomados professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo explicitam nesta obra as origens psicológicas e epistemológicas dos projetos de vida, seus princípios norteadores e sua relação com a cidadania e a realização pessoal. Indo mais além, eles abordam as diversas modalidades de projetos vitais e dão exemplos práticos de como estes podem ser aplicados em sala de aula, sempre se baseando em dezenas de pesquisas realizadas em escolas brasileiras. Analisam, também, a formação do bom professor na construção de projetos de vida dos alunos e as metodologias mais eficazes para colocá‑los em prática. Livro fundamental para gestores e educadores preocupados com uma educação universal, transformadora e de qualidade. A Coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas tem como ponto de partida atender às demandas e necessidades de uma sociedade democrática, multicultural e inclusiva, permeada pelas diferenças e pautada no conhecimento inter, multi e transdisciplinar. Para tanto, publica livros que ajudem os profissionais da educação a construir ambientes educativos inovadores, atentos a formas diferentes de organização dos tempos, espaços e relações na educação. O objetivo é auxiliá‑los a incorporar novas linguagens e tecnologias na sua prática docente, bem como aplicar a ética nas relações humanas dentro e fora da escola.


Sobre o Autor

Ulisses Ferreira de Araújo
Ulisses F. Araújo é professor titular da Universidade de São Paulo e Presidente da Association of PBL and Active Learning Methodologies (PAN‑PBL). Seu trabalho articula as metodologias ativas com processos de construção de projetos de vida, desenvolvidos a partir de sua experiência como professor visitante nas Universidades de Harvard e Stanford.

Viviane Pinheiro
Viviane Pinheiro é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi professora e gestora na educação básica por 20 anos. Desenvolve pesquisas, intervenções em escolas e materiais didáticos sobre projetos de vida, educação em valores e educação socioemocional.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas