Capa do livro Das pesquisas com crianças à complexidade da infância

Das pesquisas com crianças à complexidade da infância

Altino José Martins Filho; Patrícia Dias Prado

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9786599055249

Edição/Ano: 2ª (2020)

Idioma: Português

Páginas: 224

Categoria(s): Educação


Descrição

De um encontro afortunado, os organizadores desta coletânea reuniram pesquisas que comunicam a complexidade das infâncias instigando-nos a investir nos saberes das próprias crianças, não para reafirmar as incapacidades que a elas foram atribuídas, mas para destacar um conjunto de peculiaridades positivas que diferem as crianças dos adultos. Autoras e autores engajam-se num caminho não linear, com bifurcações que desnaturalizam, problematizam, informam, traduzem e refletem criticamente que a negação ou aceitação das “vozes” infantis depende exclusivamente das concepções de criança e de infância assumidas em um dado contexto histórico-cultural. Concepções que são recentes e nos exigem construir metodologias não convencionais, desafiando-nos a refletir como percebemos as experiências das crianças, os modos como elas participam dos contextos educativos e como estão sendo chamadas para participarem das pesquisas na contemporaneidade.


Sobre o Autor

Altino José Martins Filho
Altino José Martins Filho é professor de educação infantil na Secretaria Municipal de Educação. Doutor em estudos sobre infâncias na UFRGS e mestre em e infância pela UFSC, especialista em história social pela UDESC, graduado em história pela UFSC e em pedagogia pela Uninove-SP. Tornou-se pesquisador no campo da educação infantil desde sua longa participação no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN) da UFSC. Atualmente atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil (GEIN) da UFRGS.

Patrícia Dias Prado
Patrícia Dias Prado graduou-se em psicologia pela UNESP de Bauru-SP e realizou seu mestrado e doutorado em educação junto ao departamento de Ciências Sociais e Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp, quando se tornou criancista (que estuda e defende as crianças) junto ao GEPEDISC. Atualmente é professora doutora da Faculdade de Educação da USP-SP e desenvolve docência, extensão e pesquisa nas temáticas de educação infantil, infância e diversidade, linguagens e culturas infantis, dança e teatro na primeira infância.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas