Capa do livro O legado de J. A. Gaiarsa

O legado de J. A. Gaiarsa

Fernanda Carlos Borges; Regina Favre; Nadeesh Gaiarsa; Fábio Landa; Monja Coen; André Gaiarsa; Pedro Prado; Daisy Souza; Regina Navarro Lins; Dárcio Valente Rodrigues

Editora: Summus Editorial LTDA

ISBN: 9788571832718

Edição/Ano: 1ª (2020)

Idioma: Português

Páginas: 168

Categoria(s): Psicologia, Ciências Sociais


Descrição

Este livro celebra os 100 anos de nascimento de José Angelo Gaiarsa (1920-2020). Psiquiatra, terapeuta corporal e estudioso do comportamento humano, marcou gerações com sua postura de acolhimento aos curiosos e críticas aos hipócritas. Por meio de entrevistas e de textos autorais daqueles que conviveram com ele, o leitor terá a oportunidade de construir uma visão própria acerca do grande mestre. Pacientes, colegas de trabalho, familiares e amigos mostram, aqui, o Gaiarsa precursor da contracultura no Brasil e o profissional generoso que ensinava tudo que aprendia. O Gaiarsa apaixonado pela vida e o homem interessado em pesquisar a relação entre corpo e comportamento. O pai amoroso e presente e o terapeuta que ajudou muita gente a mudar de rumo e mostrar todo seu potencial. O comunicador pop e o autor de livros densos e inovadores. Pelas mãos de Fernanda Carlos Borges – pioneira no estudo acadêmico da obra gaiarsiana –, este livro resgata, de forma intensa, honesta e gostosa de ler, o legado desse grande homem. Um bálsamo fundamental para nos ajudar a enfrentar os tempos duros que vivemos.


Sobre o Autor

Regina Favre
Primeira geração no campo das psicoterapias corporais no Brasil, Regina Favre é filósofa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), psicoterapeuta, professora e pesquisadora do corpo por meios audiovisuais no Laboratório do Processo Formativo. Cuidou de todas as traduções e apresentações dos livros de Stanley Keleman (Summus Editorial), com quem se relacionou profissionalmente por quase quinze anos e cujo pensamento introduziu no Brasil. Produz continuamente vídeos e textos sobre o corpo como um processo biológico, histórico e social num viés de arte, clínica, filosofia e política. Tem inúmeros artigos e capítulos publicados. Dirigiu e editou o longa-metragem Memória do ácido.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas