Gilberto Luiz Alves
Editora: Editora Autores Associados
ISBN: 9788574963471
Edição/Ano: 4ª (2014)
Idioma: Português
Páginas: 276
Categoria(s): Educação, História
Descrição
Este livro discute momentos importantes do processo de produção material da escola pública contemporânea. Examina o seu surgimento no interior da Reforma protestante; o incremento que recebeu por força das influências da economia política, do enciclopedismo e da Revolução Francesa. Revela, também, aspectos importantes das trajetórias de desenvolvimento dessa instituição social na Alemanha, na Inglaterra, na França e nos Estados Unidos da América. Por fim, procura detectar o seu movimento no interior da sociedade capitalista, em nosso tempo, destacando as funções que vêm sendo incorporadas ao seu dia a dia. Tanto pela necessidade de revolucionar a superada organização do trabalho didático, quanto pela agregação dessas novas funções sociais ao seu fazer, pode-se dizer que está emergindo uma nova instituição educacional, de tempo integral, que precisará para exercer o trabalho educativo segundo uma concepção mais ampliada e plena.
Sobre o Autor
Gilberto Luiz Alves
Gilberto Luiz Alves: doutor em filosofia e história da educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.