VOLTAR
Educação física: raízes europeias e Brasil

- 3 Avaliações

Educação física: raízes europeias e Brasil

Carmen Lúcia Soares

Páginas: 141
Editora: Editora Autores Associados
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9788574963853

Descrição

Tomando a Educação Física como um dos modos de sujeição e domesticação mais eficazes na modernidade, este livro faz importantes revelações. Ao historicizar as práticas modernas de produção do corpo e da subjetividade, instauradas pela Educação Física no Brasil, com base em modelos europeus, o livro questiona a autoimagem de saber científico neutro dessa Ciência, destinado a formar o bom cidadão da pátria. Desvenda, assim, os sofisticados mecanismos pelos quais o poder político discretamente produz seus efeitos.

Sobre o Autor

Carmen Lúcia Soares
É professora titular da UNICAMP. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo (1990) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1977). Realizou Pós-Doutorado na Université de Montpellier III, França e na PUC de São Paulo - na área de História, sob a supervisão da Profa. Dra. Denise Bernuzzi de Sant'Anna, em 2007. Foi professora visitante-convidada da Université de Montpellier 2-França em 2012 e do Institut Universitaire de Formations de Maîtres de Montpellier-França em 2005 e 2006, da Universidad de la Republica - Uruguay em 2015 e 2018 e da Universidade Federal de Minas Gerais em 2015. É bolsista produtividade do CNPq. Foi coordenadora da Comissão de Biblioteca da Faculdade de Educação Física e membro do Colegiado do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (2010-2016), período em que concebeu e criou a Sala de Coleções Especiais da Biblioteca da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Foi editora chefe da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2005-2006), uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e História Cultural (2012-2014) do Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP, onde atua como professora permanente desde 1998. É pesquisadora do CEDRHE - Centre d'Études, de Documentation et de Recherche en Histoire de l’Éducation de l’Université de Montpellier, França, desde 2005. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e seus temas de interesse estão relacionados com a história das práticas educativas na natureza; educação e natureza; história da educação do corpo e da higiene; história da educação física; história dos esportes na natureza; história das práticas escolares junto à natureza. Atualmente é Coordenadora de Área Ciências Humanas e Sociais - CHS III (Educação) da FAPESP e Editora-adjunta da Revista Pro-Posições.

Comentários mais recentes sobre este livro

Ótimo livro!