Vivendo na era do fragmento e olhando a vida pela ótica do recorte, fica difícil para as crianças, atualmente, construírem uma visão de mundo a partir da linguagem imagética e recortada da mídia. Revistas, outdoors, textos publicitários e tantos outros ensinam pouco e respondem muito pela poluição sonora e visual que o mundo produz e que adentra o universo infantil sem outro critério que não o da mercadorização e do lucro fácil. Diferentemente, o horizonte largo das grandes literaturas redimensiona o mundo e dá um sentido maior à existência. Por isso, o espírito que animou a escrita deste trabalho foi o de contribuir para que os professores, de posse de elementos teóricos e reflexivos, aproximem-se mais do texto literário e trabalhem com as crianças a magia e o encantamento da literatura. E mais, que possam apreender a prodigiosa caminhada da humanidade, por meio de sua literatura. O livro discute o conceito e a natureza da literatura infantil, em suas múltiplas dimensões, gêneros e categorias literárias e oferece ao professor a possibilidade de superar o livro didático pelo uso da obra de literatura infantil como instrumento de leitura.
Ana Aparecida Arguelho de Souza
Nasceu em Bela Vista (MS). Formada em letras pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmat), é mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutora em letras – literatura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Assis. Trabalha como professora e pesquisadora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), onde desenvolve projeto de pesquisa sobre manuais didáticos de literatura, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro da regional do Histedbr em MS. Foi professora da educação básica e atuou por doze anos na Secretaria Estadual de Educação de MS, onde exerceu o cargo de diretora do ensino médio. Foi consultora da Secretaria Estadual de Educação por quatro anos, quando coordenou a escrita das Políticas educacionais para o ensino médio e do Referencial curricular para o ensino médio de Mato Grosso do Sul, na área de linguagens. É autora dos livros O mundo dos homens gregos e latinos, pela Editora da UFMS, e O humanismo em Clarice Lispector: um estudo do ser social em A hora da estrela, pela Musa Editora, em coedição com a Editora da UEMS. É organizadora da obra O processo educativo na atualidade: fundamentos teóricos, pela Editora da Uniderp, do Caderno de Linguagens Conceituais e do Caderno de Linguagens Estéticas. Tem artigos publicados em diversas revistas na área de educação e letras e capítulos em livros.
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Julia Caroline
sexta-feira, 19 de julho de 2024
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