A pedagogia histórico-crítica, situando-se no campo marxista, não pode deixar de considerar a temática da luta pela superação da alienação em todas as atividades constitutivas da vida dos seres humanos desde o nascimento até a velhice. A alienação é um processo histórico e social que tem como uma de suas principais formas de existência a não concretização, na vida das pessoas, das possibilidades socialmente existentes de desenvolvimento livre e universal das atividades sociais e, por consequência, da individualidade. Nesse sentido, lutar pela superação da alienação requer um posicionamento pedagógico contrário a todas as formas de redução da educação aos limites da vida cotidiana própria à sociedade capitalista contemporânea e a defesa intransigente de uma educação escolar voltada para a socialização do conhecimento em suas formas mais desenvolvidas.
Ana Carolina Galvão Marsiglia
Graduada em pedagogia pela Unesp/Bauru e doutora em educação escolar pela Unesp/Araraquara. Realizou estudos de Pós-doutorado na Unicamp sob supervisão de Dermeval Saviani. É professora do Centro de Educação da Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, na linha de pesquisa “Docência, Currículo e Processos Culturais”. Foi professora de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. É líder do Grupo de Pesquisa Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar (Ufes), membro do Núcleo de Educação Infantil (Nedi-Ufes) e do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação. É autora de publicações na área de educação, entre elas, As perspectivas construtivista e histórico-crítica no desenvolvimento da escrita (2015), com Lígia Márcia Martins, e Fundamentos da didática histórico-crítica (2019), com Tiago Nicola Lavoura e Lígia Márcia Martins. Todas publicadas pela Editora Autores Associados.
Ariana
quarta-feira, 28 de maio de 2025
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