Capa do livro Marxismo e educação: debates contemporâneos

Marxismo e educação: debates contemporâneos

José Claudinei Lombardi; Dermeval Saviani

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9788574964010

Edição/Ano: 2ª (2017)

Idioma: Português

Páginas: 274

Categoria(s): Educação, Filosofia


Descrição

A presente coletânea organiza e traz a público um conjunto de textos que abordam, de diversas perspectivas e tendências, o marxismo e a educação. A origem dos textos é variada. A maioria decorre das sessões do evento “Colóquios de Filosofia e História da Educação”, ocorridas em 2001 e 2002, numa promoção do HISTEDBR e do PAIDÉIA, ambos do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP. A maioria dessas sessões foi centrada no tema “Marxismo e educação” e puderam contar com a participação de muitos pesquisadores. Além disso, temos também textos advindos da participação dos coordenadores do HISTEDBR no “II Colóquio Marx e Engels”, promovido em 2003 pelo Centro de Estudos Marxistas (CEMARX), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP e, finalmente, de uma mesa-redonda promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no início do ano letivo de 2004. Certamente todos os autores aqui contemplados consideram que o marxismo ainda tem muita coisa a falar sobre educação neste início do século XXI. De qualquer forma, mais que fechar o debate, a publicação da presente coletânea pretende abrir ainda mais a discussão sobre as perspectivas metodológicas, teóricas e políticas para a educação. Como educadores, precisamos lutar para que todos os homens tenham acesso a uma educação que os prepare “para além do capital”; que possibilite a todos o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade; e, enfim, que todos os homens possam usufruir de uma educação crítica, voltada ao atendimento de toda a sociedade e centrada nos conteúdos, dentro de uma perspectiva política de transformação social.


Sobre o Autor

Dermeval Saviani
Dermeval Saviani - Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC--SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação, recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica e foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação deste livro, considerado a melhor obra na área de educação, psicologia e psicanálise. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr), tendo sido agraciado, em 18 de maio de 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.

José Claudinei Lombardi
Decano da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976); Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985); Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação - Unicamp. Foi Secretário de Educação de Limeira, SP, de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 - do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações, entre as quais: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e históricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas