VOLTAR
O legado educacional do século XIX

- 1 Avaliação

O legado educacional do século XIX

Dermeval Saviani

Páginas: 224
Editora: Editora Autores Associados
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9788574963938

Descrição

Com o objetivo comum de resgatar o legado educacional deixado pelo século XIX, este livro reúne as contribuições de quatro pesquisadores da história da educação brasileira. O primeiro capítulo, de Dermeval Saviani, é um instigante estudo que joga com as categorias de “breve século” e “longo século” na periodização da história da educação no Brasil como referência para abordar o “breve século XIX”, explorando a relação entre pedagogia e política educacional. O segundo capítulo, de autoria de Rosa Fátima de Souza, é um primoroso trabalho que contextualiza nacional e internacionalmente a emergência e a consolidação dos grupos escolares como eixo do projeto republicano de educação popular. No terceiro capítulo, de Vera Teresa Valdemarin, o método intuitivo é caracterizado em seus elementos essenciais e explicitado a partir dos fundamentos filosóficos e didáticos, num brilhante estudo que alia profundidade e clareza. Finalmente, o quarto capítulo, de autoria de Jane Soares de Almeida, é um vibrante estudo que busca compreender a gênese e a conformação do professorado em Portugal e no Brasil, detectando, no curso da análise, o processo de feminização do magistério. Com este livro, aliado a O legado educacional do século XX no Brasil, os autores oferecem-nos um precioso balanço da educação nos últimos dois séculos, trazendo significativa contribuição para o entendimento da educação brasileira na atualidade.

Sobre o Autor

Dermeval Saviani
Dermeval Saviani - Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC--SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação, recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica e foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação deste livro, considerado a melhor obra na área de educação, psicologia e psicanálise. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr), tendo sido agraciado, em 18 de maio de 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.

Jane Soares de Almeida
Formada em pedagogia e aposentada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), é mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), doutora em história e filosofia da educação pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Unesp. Realizou estágio de doutorado em 1994 na Universidade de Lisboa (Portugal), com auxílio da Capes. Frequentou a Universidade de Harvard (Estados Unidos), em 1996, em curso de pós-doutorado e a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), e, em 2002, ambos com o financiamento da Fapesp. Desenvolve estudos na área de história da educação, profissão docente e gênero. É autora dos livros Mulher e educação: a paixão pelo possível (Editora da Unesp), Ler as letras: por que educar meninas e mulheres?, O legado educacional do século XIX e O legado educacional do século XX no Brasil, em parceria (Autores Associados). Possui coletâneas organizadas com ênfase na história da educação e formação de professores. Pesquisadora do CNPq, atualmente faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade de Sorocaba (Uniso), e líder do Grupo de Estudos em História da Educação (Gehe), deste programa, credenciado pelo CNPq.

Rosa Fátima de Souza
Rosa Fátima de Souza é graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Realizou estágio de doutorado na Universitat Autónoma de Barcelona (Espanha), pós-doutorado na University of Wisconsin (Estados Unidos) e estágios de pesquisa na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e na Universidade de Lisboa (Portugal). É autora de várias publicações, destacando-se o livro Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910), publicado pela Editora da Unesp, Alicerces da pátria. História da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976), publicado pela Editora Mercado de Letras, e História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX (ensino primário e secundário no Brasil), publicado pela Editora Cortez. Entre 2008 e 2014, coordenou projeto temático de pesquisa de âmbito nacional sobre a história comparada da escola primária no Brasil, participando na organização do livro Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1930), publicado pela Editora EdUFMT. É corresponsável pela coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE) e vice-líder do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPHELLB). Atualmente é professora adjunta da Unesp e pesquisadora do CNPq, desenvolvendo pesquisas sobre História do Ensino Primário e Secundário, História do Currículo e Preservação do Patrimônio Histórico Escolar.

Vera Teresa Valdemarin
Vera Teresa Valdemarin é professora livre-docente do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro, ambos da Unesp. É bolsista do CNPq na modalidade Produtividade em Pesquisa e corresponsável pela coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE) (www.fclar.unesp.br/#!/gepcie), além de ter atuado na coordenação do curso de pedagogia e na vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Graduada em pedagogia, obteve o título de mestre em pesquisa educacional na Ufscar em 1986, o título de doutora em história e filosofia da educação na Faculdade de Educação da USP, em 1994, e o título de livre-docente em filosofia da educação na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/Unesp, em 2001. Tem, entre outras publicações, O liberalismo demiurgo (Cultura Acadêmica, 2000), Estudando as lições de coisas (Autores Associados, 2004) e História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso (Cortez, 2010).

Comentários mais recentes sobre este livro