A obra, dividida em quatro capítulos, apresenta uma leitura interpretativa sobre a filosofia da educação na Grécia clássica – séculos V e IV a.C. –, tomando como fio condutor o pensamento de Platão e sua inserção no debate com as forças educativas do seu tempo. O primeiro capítulo mostra que o termo paideia remete a uma multiplicidade de ideias divergentes sobre a educação, entendida como formação do homem grego. Discorre sobre as três grandes concepções de paideia que coexistiram na Grécia clássica, comportando algumas afinidades e muitas divergências: a da poesia, a da sofística e a da filosofia socrático- -platônica. A visão platônica sobre esses debates encontra-se registrada nos diálogos do autor e, com base neles, é feito o estudo da sua crítica à poesia e à sofística, abordadas no segundo e terceiro capítulos. Simultaneamente à contestação das pretensões da poesia e da sofística, emerge o projeto político-pedagógico de Platão, que reivindica para a filosofia a função de orientadora da educação. O quarto e último capítulo examina a influência de Sócrates e aborda as principais teses que compõem os ideais político-educativos de Platão: a correlação entre a estrutura interna do homem e a do Estado, a relação entre virtude e conhecimento, a teoria dos dois mundos – o sensível e o inteligível – e suas respectivas formas de conhecimento, assim como o processo de educação da alma. No debate educativo do período, fica implícito que cada uma dessas diferentes concepções carregava consigo a convicção de ser portadora da solução ideal para a formação do homem grego. Isso explica a atenção e o espaço que Platão reservou, em suas obras, ao exame crítico das pretensões educativas da poética e da sofística; por meio do confronto com as duas grandes potências educativas do seu tempo, buscava criar condições para tornar hegemônica sua concepção filosófico-educacional.
Lidia Maria Rodrigo
Lidia Maria Rodrigo, livre-docente em filosofia da educação pela FE-Unicamp, é doutora em filosofia pelo IFCH-Unicamp e professora no Departamento de Filosofia e História da Educação da FE- -Unicamp, vinculada aos Grupos de Estudos e Pesquisas Senso e Paideia.
Manoel
terça-feira, 25 de outubro de 2022
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