VOLTAR
Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental

- 1 Avaliação

Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental

Anna Maria Lunardi Padilha

Páginas: 202
Editora: Editora Autores Associados
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9788574963808

Descrição

Como incorporar os estudos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e articulá-los metodologicamente, convidando o leitor para um novo olhar sobre a inserção cultural dos deficientes mentais? Neste livro, a autora descreve e analisa os caminhos da constituição do sujeito simbólico por meio da intervenção pedagógica, organizada no sentido de empurrar a barra que separa o normal/patológico. O estudo envolveu a participação direta das professoras, as transformações, os discursos, o olhar, as estratégias, sempre alteradas e reorientadas pelas ações, pelos olhares, pela participação, pelo discurso do outro – a jovem Bianca. O estudo da trajetória dessa jovem, dos 17 aos 20 anos de idade, mostra as alterações significativas no desenvolvimento das funções superiores. A tônica é mostrar os fatos, interpretando-os. É conseguir transformações e explicá-las. É conseguir apontar para a possibilidade de uma maior compreensão de que alguns aspectos do desenvolvimento – que do ponto de vista neurológico anunciam deficiência mental e limitações – podem ser superados. As possibilidades de produção e interpretação de signos parecem não ter limites. O livro mostra que a limitação está somente nos recursos disponíveis e nos conhecimentos, tão incipientes ainda.

Sobre o Autor

Anna Maria Lunardi Padilha
nasceu em Jaboticabal, interior de São Paulo em 1944, e veio para Campinas ainda menina. Professora de Educação Infantil e da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental desde 1963, graduou-se em Pedagogia pela PUC de Campinas em 1973. Obteve o título de mestre em Educação pela UNICAMP, em 1994. Doutorou-se em Educação em 2000 na UNICAMP. É professora do Ensino Superior e atua na área da Educação Especial. Escreveu o livro Possibilidades de histórias ao contrário – ou como desencaminhar o aluno da classe especial (1997).

Comentários mais recentes sobre este livro

Autor recomendado Livro referência Vale a leitura