Tema central na história da educação ocidental dos dois últimos séculos, os sistemas nacionais de ensino foram sendo implantados nos principais países formando uma espécie de consenso tácito que os converteu no objeto de uma nova disciplina pedagógica: a educação comparada. No entanto, no Brasil, esse tema vem sendo objeto de variadas controvérsias. Incorporando aspectos da produção do autor desenvolvida ao longo de cinquenta anos em torno de questões referentes ao Sistema Nacional de Educação e ao Plano Nacional de Educação, este livro constitui-se em um valioso auxílio a todos que se encontram empenhados em se inserir ativa e criticamente no processo de preparação e realização da III Conferência Nacional de Educação (Conae-2018). Considerando que o tema central, tanto da primeira como da segunda e também da terceira Conae, articula o Sistema Nacional de Educação com o Plano Nacional de Educação, a presente obra, ao versar sobre esse momentoso tema, revela-se extremamente atual, abrindo, ao mesmo tempo, perspectivas em longo prazo, tendo em vista o objetivo de instituir em nosso país um sólido Sistema Nacional de Educação que, operando segundo planos consistentes, destina-se a assegurar uma educação qualitativamente significativa às novas gerações atuais e futuras.
Dermeval Saviani
Dermeval Saviani - Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC--SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação, recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica e foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação deste livro, considerado a melhor obra na área de educação, psicologia e psicanálise. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr), tendo sido agraciado, em 18 de maio de 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.
Um dos maiores intelectuais da área educacional brasileira
Luísa
terça-feira, 27 de junho de 2023
Nenhuma curtida