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O legado educacional do século XX no Brasil

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O legado educacional do século XX no Brasil

Dermeval Saviani

Páginas: 194
Editora: Editora Autores Associados
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9788574963921

Descrição

Qual é o legado educacional do século XX? A questão não é simples e comporta inúmeras possibilidades de análise. Neste livro, os autores interrogam essa herança revisitando novos e velhos objetos, numa interpretação provocativa e fecunda. O balanço histórico volta-se para o processo de democratização da escola pública, para a formação de professores e a feminização do magistério, para o modelo de organização e o projeto cultural da escola primária e para a questão do método de ensino. Com uma linguagem clara e fluente, o livro convida o leitor a enveredar-se pelas proposições, as iniciativas, os avanços e recuos que marcaram a trajetória “recente” da educação escolar no país, constituindo-se, portanto, em texto fundamental para a compreensão da educação brasileira.

Sobre o Autor

Dermeval Saviani
Dermeval Saviani - Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC--SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação, recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica e foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação deste livro, considerado a melhor obra na área de educação, psicologia e psicanálise. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr), tendo sido agraciado, em 18 de maio de 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.

Jane Soares de Almeida
Formada em pedagogia e aposentada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), é mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), doutora em história e filosofia da educação pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Unesp. Realizou estágio de doutorado em 1994 na Universidade de Lisboa (Portugal), com auxílio da Capes. Frequentou a Universidade de Harvard (Estados Unidos), em 1996, em curso de pós-doutorado e a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), e, em 2002, ambos com o financiamento da Fapesp. Desenvolve estudos na área de história da educação, profissão docente e gênero. É autora dos livros Mulher e educação: a paixão pelo possível (Editora da Unesp), Ler as letras: por que educar meninas e mulheres?, O legado educacional do século XIX e O legado educacional do século XX no Brasil, em parceria (Autores Associados). Possui coletâneas organizadas com ênfase na história da educação e formação de professores. Pesquisadora do CNPq, atualmente faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade de Sorocaba (Uniso), e líder do Grupo de Estudos em História da Educação (Gehe), deste programa, credenciado pelo CNPq.

Rosa Fátima de Souza
Rosa Fátima de Souza é graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Realizou estágio de doutorado na Universitat Autónoma de Barcelona (Espanha), pós-doutorado na University of Wisconsin (Estados Unidos) e estágios de pesquisa na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e na Universidade de Lisboa (Portugal). É autora de várias publicações, destacando-se o livro Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910), publicado pela Editora da Unesp, Alicerces da pátria. História da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976), publicado pela Editora Mercado de Letras, e História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX (ensino primário e secundário no Brasil), publicado pela Editora Cortez. Entre 2008 e 2014, coordenou projeto temático de pesquisa de âmbito nacional sobre a história comparada da escola primária no Brasil, participando na organização do livro Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1930), publicado pela Editora EdUFMT. É corresponsável pela coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE) e vice-líder do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPHELLB). Atualmente é professora adjunta da Unesp e pesquisadora do CNPq, desenvolvendo pesquisas sobre História do Ensino Primário e Secundário, História do Currículo e Preservação do Patrimônio Histórico Escolar.

Vera Teresa Valdemarin
Vera Teresa Valdemarin é professora livre-docente do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro, ambos da Unesp. É bolsista do CNPq na modalidade Produtividade em Pesquisa e corresponsável pela coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE) (www.fclar.unesp.br/#!/gepcie), além de ter atuado na coordenação do curso de pedagogia e na vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Graduada em pedagogia, obteve o título de mestre em pesquisa educacional na Ufscar em 1986, o título de doutora em história e filosofia da educação na Faculdade de Educação da USP, em 1994, e o título de livre-docente em filosofia da educação na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/Unesp, em 2001. Tem, entre outras publicações, O liberalismo demiurgo (Cultura Acadêmica, 2000), Estudando as lições de coisas (Autores Associados, 2004) e História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso (Cortez, 2010).

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Me ajudou muito a entender sobre o ensino no Brasil durante o século XX.

Excelente Livro referência