Dorival Bonora Júnior
Editora: Ícone Editora Eireli
ISBN: 9788527409155
Edição/Ano: 1ª (2007)
Idioma: Português
Páginas: 274
Categoria(s): Matemática, Economia de Negócios, Ciências Sociais, Ensino Superior, Testes e Seleção
Descrição
01. Limites de uma função com uma variável: limites laterais, continuidade, casos de indeterminação, álgebra do infinito, e limites pela definição. 02. Derivada de função com uma variável: regras operacionais e principais aplicações (diferencial, elasticidade, taxa marginal de substituição, regra de L’Hospital, máximos ou mínimos de uma função, gráficos de funções não elementares). 03. Integrais indefinidas – métodos: direto, substituição, partes, frações parciais, e Simpson. Integrais definidas e suas aplicações: funções marginais, excedentes do consumidor e do produtor, valor médio de uma função, função densidade e distribuição de probabilidade, taxa de investimento e formação de capital. 04. Funções com várias variáveis: limites, curvas de nível, esboço de superfícies; derivadas parciais e aplicações como diferencial, taxa marginal de substituição, elasticidades simples e cruzadas, critério do Hessiano, otimização de funções (método das derivadas parciais, método de Lagrange, método geométrico via curvas de nível). 05. Equações diferenciais: método das variáveis separáveis, equações homogêneas de 1a ordem. 06. Programação linear: procedimento Solver do EXCEL para a busca de problemas de otimização (pontos de máximo ou pontos de mínimo); Programação não linear: procedimento do Solver, e soluções geométricas. 07. Operações com matrizes e problemas de transporte. Funções em planilhas eletrônicas: cálculos no EXCEL, no Mathcad, no Origin. Operações com matrizes: multiplicação e inversão na resolução de sistemas lineares. 08. Atividades em grupo. É apresentada uma proposta para um trabalho em grupos de alunos.
Sobre o Autor
Dorival Bonora Júnior
Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo(1983). Pós graduação em Pedagogia do Ensino pelas Faculdades Claretianas(1990). Mestrado em Administração de empresas pela Universidade Guarulhos(1988).Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.