Jéssica Pereira da Costa
Editora: Editora Educs - Fundação Universidade Caxias do Sul
ISBN: 9786558070399
Edição/Ano: 1ª (2020)
Idioma: Português
Páginas: 64
Categoria(s): História, Artes e Disciplinas da Linguagem, Não Ficção para Jovens Adultos
Descrição
Este vocabulário foi concebido tanto para professores e professoras de História quanto para todos aqueles que possuem necessidade ou o interesse de compreender o Islã e os muçulmanos. Embora ele tenha nascido de uma pesquisa de mestrado que identificou equívocos na forma como conceitos ligados à religião são apresentados em matérias didáticos, ele não precisa restringir-se à sala de aula e seus sujeitos. Ele não carrega em si a missão “messiânica” de acabar com as interpretações equivocadas e as representações deturpadas que foram construídas ao longo de séculos sobre o mundo muçulmano. Pretende oferecer a professores, alunos e aos interessados no tema, um conjunto de conceitos chave para o estudo, onde se procurou respeitar a historicidade, o contexto e o significado do conceito para assim, oferecer tanto uma inserção, quanto uma capacitação para apreender o amplo tema que é o Islã. Como uma ferramenta no ensino de História, ele pode ser utilizado tanto para promover essa capacitação, quanto para estabelecer diferentes situações de ensino aprendizagem, isso dependerá da forma como o professor o incorporará em sua prática e em seu planejamento. O vocabulário encontra-se organizado em ordem alfabética, com o objetivo de facilitar e agilizar a procura e o acesso aos conceitos. Não existem indicações sobre sua ordem de leitura, ou seja, ele não precisa ser lido em ordem para que exista uma compreensão. O leitor pode definir como fará sua leitura, sem prejuízos a apreensão do conteúdo. Em sua construção, houve a preocupação de não utilizar figuras ou imagens para ilustrar os conceitos, por dois motivos principais: o uso de imagens possui uma carga didática que precisa ser levada em conta, pois a imagem possui uma linguagem e transmite uma mensagem que poderia entrar em conflito com a definição do conceito e o segundo motivo foi de que um dos preceitos da religião muçulmana é a não representação de figuras. Optou-se por um designer que destacasse o conceito promovendo-o através do uso de mosaicos e afrescos inspirados na arte muçulmana de Al-Andaluz na Idade Média. Por não conter sobre léxico e gramática, não se trata de um dicionário e por ter definições relacionadas a um tema em específico não é um glossário, sendo este vocabulário organizado de forma a privilegiar os conceitos abordados. Cada conceito ocupa uma página, facilitando sua localização e sua visualização, junto às definições dos conceitos, existem indicações sobre sua grafia original e também, sobre sua grafia de uso tradicional em língua portuguesa, bem como indicações para a consulta de outros termos presentes no vocabulário e que podem auxiliar na interpretação e compreensão do conceito apresentado. Este material só terá significado se proporcionar uma reflexão a religião muçulmana embora não pretenda esgotar as possibilidades de estudo sobre o tema e sim estimular a pesquisa e o debate sobre esta que é a religião que mais cresce no mundo em número de fiéis. foi concebido tanto para professores e professoras de História quanto para todos aqueles que possuem a necessidade ou o interesse de compreender o Islã e os muçulmanos. Ele é oriundo da dissertação de mestrado produzida a partir do Programa de Pós Graduação em História - mestrado profissional, orientada pela professora Dra. Cristine Fortes Lia e encontra-se disponível no repositório da Universidade de Caxias do Sul. Embora ele tenha nascido de uma pesquisa de mestrado que identificou equívocos na forma como conceitos ligados à religião são apresentados em matérias didáticos, ele não precisa restringir-se à sala de aula e seus sujeitos.
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