VOLTAR
Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica

- Nenhuma avaliação

Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica

Maria Isabel Moura Nascimento

Páginas: 288
Editora: Editora Autores Associados
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9786588717165

Descrição

Esta coletânea apresenta os textos das conferências sobre o tema “Instituições Escolares no Brasil” proferidas nas duas jornadas realizadas pelo Histedbr em 2005. A primeira jornada, denominada “V Jornada do Histedbr”, foi realizada na Universidade de Sorocaba (Uniso), no período de 9 a 12 de maio de 2005, com o tema geral: “Instituições Escolares Brasileiras: História, Historiografia e Práticas”. Dando continuidade ao debate promovido pelo Histedbr sobre o tema instituições escolares, foi realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no período de 7 a 9 de novembro de 2005, a “VI Jornada do Histedbr”, com o tema central: “Reconstrução Histórica das Instituições Escolares no Brasil”.

Sobre o Autor

Dermeval Saviani
Dermeval Saviani - Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC--SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação, recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica e foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação deste livro, considerado a melhor obra na área de educação, psicologia e psicanálise. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr), tendo sido agraciado, em 18 de maio de 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.

José Claudinei Lombardi
Decano da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976); Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985); Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação - Unicamp. Foi Secretário de Educação de Limeira, SP, de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 - do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações, entre as quais: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e históricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Maria Isabel Moura Nascimento
É graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana (1992), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCAMP (1996) e Doutora em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2011). Bolsa de Produtividade em Pesquisa-Fundação Araucária 2014/2016. Possui Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG onde trabalha desde (1990) e atua como Professora no curso de graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado desta instituição. Membro do Comitê Científico de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG, (2008/2010). Assumiu em (2009 / 2012) titularidade como membro do Comitê de Assessoramento da Educação (CAAs) da Fundação Araucária. É associada da SBHE e Secretária Executiva do HISTEDBR(2002-2011). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como: HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), Olhar de Professor (UEPG/PR), Periódico da Revista Roteiro Editora Unoesc, Editora da Universidade Estadual de Maringá(Eduem/PR); Participa como líder no Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação" dos Campos Gerais - PR no contexto internacional, com participação de pesquisadores da Universidade de Rovuma Moçambique. Participa desde 1992 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR) Tem experiência na Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: História, Trabalho e Educação; Historiografia da Educação; História da Reconstrução das Instituições, Escolares no Brasil; Imprensa e a Educação e o Negro e a Educação

Wilson Sandano
Wilson Sandano – Doutor em educação pela Unimep. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso. Coordenador do GT Histedbr-Sorocaba.

Comentários mais recentes sobre este livro

Esse livro ainda não possui comentários.