Esta obra reúne reflexões baseadas na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Com sugestões práticas, o livro mostra a aplicação da teoria nas aulas de língua portuguesa e traz exemplos variados de análise, de textos literários a tirinhas e propagandas. Assim, as autoras oferecem ao público-leitor propostas reais para o estudo da língua em funcionamento, ancorado, sobretudo, em uma gramática do sentido. Obra voltada a professores de Língua Portuguesa da educação básica, especialmente do ensino fundamental II e médio; licenciandos de Letras e Pedagogia; estudantes de pós-graduação e pesquisadores que se interessam pelo ensino de Língua Portuguesa.
Glayci Xavier
Glayci Xavier é professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal Fluminense. Foi professora da educação básica por 21 anos. Trabalhou no Colégio Pedro II. É vice-líder do Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura (LEPELL/CPII/CNPq) e membro do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino (LeiFEn/UFF/CNPq). Sua pesquisa tem como principal foco os textos argumentativos, os modos de organização do discurso, os textos verbo-visuais, sobretudo os quadrinhos, e o ensino de língua e literatura.
Ilana da Silva Rebello
Ilana da Silva Rebello é professora-associada de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, vinculada à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Atua também no curso de Letras, na modalidade EAD, do CEDERJ/UFF desde 2012. Já atuou (1999-2011) como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo e de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Temas de interesse: mídia, leitura, interpretação e escrita.
Rosane Monnerat
Rosane Monnerat é professora titular do curso de Letras da Universidade Federal Fluminense. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução. Temas de interesse: interface linguagem e sociedade, construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais. É uma das tradutoras do livro Linguagem e discurso, de Patrick Charaudeau, e coautora do livro Linguística textual e ensino e Semiolinguística aplicada ao ensino ambos da Editora Contexto.
Beatriz Feres
Beatriz Feres é professora de carreira, com atuação no ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação. Como pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, investiga estratégias de leitura, linguagem verbo-visual, contos ilustrados e o discurso amoroso. Bia, como mais comumente é chamada, orienta projetos na área da Semiolinguística, explorando modos de dizer sem dizer (só mostrando ideias, comportamentos e sentimentos), essenciais para a interpretação de textos e, por desdobramento, para a formação de leitores críticos. É coautora de Semiolinguística aplicada ao ensino e autora de Discurso amoroso na literatura infantil publicados pela Editora Contexto.
Eveline Coelho Cardoso
Eveline Coelho Cardoso é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado na mesma instituição e graduação e especialização em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com experiência em todas as etapas da educação básica pública, atualmente é professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação de Teresópolis (RJ). Prêmio HQ Mix 2019 na categoria tese de doutorado, desenvolve pesquisas sobre textos verbo-visuais, em especial charges e outros quadrinhos.
Nadja Pattresi
Nadja Pattresi é professora adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na rede pública e privada de ensino, nos segmentos fundamental, médio e superior. Membro do grupo de pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (LeiFEn/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF). Desenvolve pesquisas no campo do texto, do discurso e do ensino de língua.
Patricia Neves Ribeiro
Patricia Neves Ribeiro é professora-associada de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução. Atuou em escolas da educação básica da rede pública (FAETEC) e particular. É vice-líder do grupo de pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (LeiFen/CNPq) e membro do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll. Temas de interesse: leitura e escrita na interface linguagem/mídia e linguagem/literatura infantil e ensino de língua.
GLAUCIENE BATISTA DE BARROS
sábado, 18 de fevereiro de 2023
1 pessoa gostou desse comentário