Capa do livro Pedagogia lúdica: jogos e brincadeiras de A a Z

Pedagogia lúdica: jogos e brincadeiras de A a Z

Tânia Dias Queiroz; João Luiz Martins

Editora: Editora Rideel

ISBN: 9788533959545

Edição/Ano: 2ª (2009)

Idioma: Português

Páginas: 251

Categoria(s): Educação


Descrição

A realidade deixa claro que vivemos a era do "desencanto escolar", na qual muitos de nossos alunos não estão receptivos à aprendizagem; o desinteresse pela leitura e escrita, pelos cálculos matemáticos, pelo aprendizado em geral e a indisciplina fazem parte do cotidiano escolar, e muitos professores sentem-se frustrados por não conseguirem resultados satisfatórios. Quase sempre, a sala de aula se transforma em uma arena em que o professor sempre perde. Ele não consegue fazer com que seus alunos se interessem pelo ato de aprender. Nesse contexto, idealizamos esta obra com o objetivo de auxiliar o professor a resgatar o interesse, o prazer e o entusiasmo pelo ato de aprender. Acreditamos que o espaço escolar pode e deve transformar-se em um espaço agradável, prazeroso, de forma que as brincadeiras e os jogos permitam ao professor alcançar sucesso em sala de aula. Sabemos que as brincadeiras e os jogos — entendidos neste livro como estratégias motivacionais da aprendizagem — não constituem a aprendizagem em si, mas são um excelente meio que permite o diagnóstico, a intervenção e até mesmo a transmissão de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, sem que o aluno perceba, constituindo ainda um meio de transmitir mensagens capazes de resgatar a autoestima, o autoconhecimento, os valores, como verdade, solidariedade, responsabilidade, justiça, e subvalores, como disciplina, autoconfiança, autoaceitação, tolerância, atenção, concentração, lealdade, alegria e muitos outros, tão necessários à formação dos nossos alunos. "O brincar é o fazer em si, um fazer que requer tempo e espaço próprios; um fazer que se constitui de experiências culturais, que é universal e próprio da saúde, porque facilita o crescimento, conduz aos relacionamentos grupais, podendo ser uma forma de comunicação consigo mesmo (a criança) e com os outros." (D. W. Winnicott, 1975, p.63)


Sobre o Autor

Tânia Dias Queiroz
Também coordenadora pedagógica desta obra, é professora de História, pedagoga, consultora, coordenadora e assessora pedagógica em grandes instituições educacionais públicas como Secretarias de Educação, Prefeituras e instituições privadas. É pós-graduada em Didática, pós-graduanda em Psicodrama pela PUC e mestranda em Tecnologias aplicadas à educação. Palestrante do Sieeesp – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo e do CAEE – Centro de Atendimento a Empresas e Escolas. Consultora associada da Coplanning Consultoria e Planejamento. Consultora do Sesi, do Playcenter e da Facap – Faculdades de Ciências Aplicadas em São José dos Campos. Assessora pedagógica das editoras Ática e Scipione e do colégio Montessori Santa Terezinha. Consultora pedagógica da Cultura Inglesa. Coordenadora pedagógica do Colégio Domus Sapientiae. Autora, editora e coordenadora pedagógica de várias obras pedagógicas, infantis e para o público em geral pelas editoras: Rideel, STTIMA, Didática Paulista, Maranta e Editora Escolar. Como palestrante, participa de inúmeros eventos, como a Saber 2002, 2004 e 2005. Organizou o III Encontro de Educação – Da Oralidade à Ação, em Campos do Jordão, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e da Secretaria de Educação de Campos de Jordão. Participou da II Jornada Educativa – Nova Xavantina, MT – “A Arte de Educar”, promovida pelas Irmãs da Mãe Dolorosa, da Ordem III de São Francisco. Proferiu palestras em várias universidades e no Congresso Internacional de Educação da Unicastelo – Universidade Camilo Castelo Branco. Desde a publicação dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, vem ministrando, em todo o Brasil, cursos, oficinas e palestras sobre como desenvolver competências e habilidades no cotidiano escolar, avaliação de competências e habilidades, projetos plurimultidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, temas transversais, magia das virtudes, dificuldade de aprendizagem, importância do desenvolvimento da educação emocional, técnicas de memorização, dentre outros, para educadores e pais, em escolas públicas, particulares, secretarias estaduais, municipais, Prefeituras, faculdades e universidades. Elaborou atividades pedagógicas sobre a transversalidade para a Revista Educação, da editora Segmento, e concebeu a Revista PCNE – Professor Criativo na Escola, da editora Didática. Atualmente escreve para a Revista Guia Prático de Avaliação, da editora Lua.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

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