Como valorizar o ensino das estruturas e dos conceitos na educação Matemática sem menosprezar a subjetividade contida no fenômeno cognitivo? Baseando-se nessa questão, o autor propõe uma reflexão sobre os aspectos metodológicos do ensino da Matemática, atento à subjetividade do processo cognitivo. O livro trata da relação entre o saber matemático e os desafios inerentes às ações integradas do ensino e da aprendizagem escolar, e faz emergir questionamentos e reflexões necessários aos professores, educadores e universitários envolvidos com essa disciplina. Outro ponto do livro invoca, ainda, a questão da linearidade do livro didático e os conceitos de ordem, clareza e formalidade, que parecem impregnar todo o ensino da Matemática de rigidez e absolutismo. Fenômeno que é fruto do contágio epistemológico do saber científico na prática pedagógica.
Luiz Carlos Pais
Mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, defendeu uma tese de doutorado em Educação Matemática na Universidade de Montpellier (França). Atualmente é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordena a linha de pesquisa Educação em Ciências, Matemática e Novas Tecnologias.
letícia de santana silva
sexta-feira, 15 de março de 2024
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