A partir de pesquisas e da experiência adquirida em sala de aula, os autores deste livro oferecem aos leitores reflexões sobre aspectos da Modelagem e suas relações com a Educação Matemática. Esta obra mostra como esta disciplina pode funcionar como uma estratégia na qual o aluno ocupa lugar central na escolha de seu currículo. Os autores também apresentam aqui a trajetória histórica da Modelagem e provocam discussões sobre suas relações, possibilidades e perspectivas em sala de aula, sobre diversos paradigmas educacionais e sobre a formação de professores. Para eles, a Modelagem deve ser datada, dinâmica, dialógica e diversa. A presente obra oferece um minucioso estudo sobre as bases teóricas e práticas da Modelagem e, sobretudo, a aproxima dos professores e alunos de Matemática.
João Frederico da Costa de Azevedo Meyer
João Frederico da Costa A. Meyer (Joni) fez bacharelado, mestrado, doutorado e livre-docência em Matemática na Unicamp. Vem trabalhando com Ecologia Matemática no grupo de Biomatemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da mesma universidade, em cujos programas de pós-graduação desenvolve seus trabalhos, inclusive no exterior. É ativo em Educação Matemática, área em que colabora regularmente com programas em outras instituições no Brasil.
Ademir Donizeti Caldeira
Ademir Donizeti Caldeira é licenciado em Matemática e mestre em Educação Matemática (Etnomatemática) pela UNESP e doutor em Educação pela Unicamp, com ênfase em Modelagem Matemática e Educação Ambiental.
Atualmente é professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Atua na pós-graduação na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM-UFSCar).
Ana Paula dos Santos Malheiros
É licenciada em Matemática pela UNESP de Rio Claro, instituição onde também defendeu sua dissertação de mestrado e sua tese de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Lecionou na Educação Básica e atualmente é professora da UNESP de São José do Rio Preto, onde atua nos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia e também no mestrado profissional em Ensino de Ciências da UNIFEI. É membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) desde 1998.
Letícia
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
Nenhuma curtida