Adriana Leitão Martins; Adriana Lessa; Ana Regina Calindro; Andrew Ira Nevins; Aniela Improta França; Arabie Bezri Hermont; Christina A. Gomes; Diogo Pinheiro; Emily Silvano; Felipe Venâncio Barbosa; Fernanda de Carvalho Rodrigues; Gean Nunes Damulakis; Gladis dos Santos; Guiomar Albuquerque; Janaina Weissheimer; Larissa Berti; Liana Biar; Luciana Mendes; Marcela Branco da Silva; Marcelo Melo; Marcus Maia; Maria Isabel D. Freitas; Marília U. C. Lott de M. Costa; Renata Mousinho; Silas Augusto Martins; Suzana M. Nery; Thaïs Cristófaro Silva; Thiago Oliveira da Motta Sampaio
Editora: EDITORA PINSKY LTDA
ISBN: 9786555411225
Edição/Ano: 1ª (2022)
Idioma: Português
Páginas: 274
Categoria(s): Artes e Disciplinas da Linguagem
Descrição
Este livro aborda aspectos da Linguística que estão inerentemente ligados a instâncias práticas da Fonoaudiologia. Os autores constroem um panorama didático atual e instigante para uma compreensão verdadeiramente aplicada dos conceitos dos principais níveis e temas linguísticos: Sintaxe, Variação, Fonética, Fonologia, Psicolinguística, Neurociência da Linguagem, Pragmática, Linguagem e Surdez, Linguagem e Afasia. Esta obra explica, enfim, como o conhecimento de Linguística e a pesquisa nesse domínio são indispensáveis para informar e orientar os profissionais, estudiosos e pesquisadores de Fonoaudiologia, assim como os terapeutas em todas as áreas das ciências cognitivas.
Sobre o Autor
Marcelo Melo
Marcelo Melo é professor adjunto do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Direito e em Letras-Português/Inglês, mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: variação e mudança linguística, percepção da variação socialmente indexada e aquisição da escrita, em especial por grupos de indivíduos de periferia e com pouco acesso às instituições sociais.
Adriana Leitão Martins
Adriana Leitão Martins concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2010. É professora associada do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ e chefe desse Departamento (2019-2021). Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras - Profletras/UFRJ. Desde 2016 coordena o grupo de pesquisa BioLing (Biologia da Linguagem), no qual desenvolve pesquisas na área de Sintaxe, investigando o conhecimento linguístico de sujeitos saudáveis, com patologias linguísticas, de crianças adquirindo linguagem e de indivíduos adquirindo L2, e atuando principalmente com a investigação da categoria linguística de aspecto.
Adriana Lessa
Adriana Lessa é professora adjunta do Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado (2010) e doutorado (2015) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua no Mestrado Profissional em Letras - PROFLetras/UFRRJ. Coordena o grupo de pesquisa ALEGRA (Aprendizagem de Leitura, Escrita e Gramática) e é membro do grupo BioLing (Biologia da Linguagem), nos quais investiga processos cognitivos relacionados à linguagem, sua aquisição, distúrbios e ao processo de ensino-aprendizagem de línguas.
Ana Regina Calindro
Ana Regina Calindro possui bacharelado em Linguística e bacharelado/licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP com período sanduíche na Universidade de Cambridge. Realizou um estágio de pós-doutorado em linguística na Unicamp. É professora adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Programa de PósGraduação em Linguística da UFRJ, diretora adjunta substituta de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ (2020-2022). Foi professora visitante no Departamento de Línguas Modernas da Universidade de Birmingham em 2019. Coordena o Laboratório Syntech Lab com foco em pesquisas no âmbito da Teoria e Análise Linguística, Sintaxe, Sintaxe Diacrônica, Linguística Histórica, variação e mudança Linguística, análise Linguística de línguas indígenas brasileiras, Linguística Computacional, interface entre teoria Linguística e ensino, ensino de línguas estrangeiras, ensino de Gramática do Português L1 e português L2. Website: www.anacalindro.com
Andrew Ira Nevins
Andrew Ira Nevins possui graduação em ciências cognitivas e ciência da computação pelo Massachusetts Institute of Technology (2000), e doutorado em linguística pelo Massachusetts Institute of Technology (2004). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência e produção em linguística, com ênfase em Fonologia, Morfologia, Linguística experimental, e Línguas indígenas. É autor de Locality in Vowel Harmony (MIT Press, 2010), co-autor de Morphotactics: Basque Auxiliaries and the Structure of Spellout (Springer, 2012), co-organizador de Rules, Constraints, and Phonological Phenomena (Oxford University Press, 2008) co-organizador de Inflectional Identity (Oxford University Press 2008), Sonic Signatures, (John Benjamins 2017), Recursion Across Domains (Cambridge University Press, 2018), e O apelo das árvores (Pontes, 2018). De 2013-2017 foi co-editor da seção Squibs and Discussion do periódico Linguistic Inquiry (MIT Press). É também orientador de duas doutorandas surdas e coordenador de pesquisas sobre línguas de sinais emergentes.
Aniela Improta França
Aniela Improta França concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002, tendo estagiado no Cognitive Neuroscience of Language Lab da Universidade de Maryland, EUA, no Instituto de Neurologia da UFRJ e no Ambulatório de AVC da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora Associada do Departamento de Linguística da UFRJ, Diretora Adjunta de Pós-Graduação da Faculdade de Letras (2020-2022), membro efetivo do Programa Avançado de Neurociência (PAN-UFRJ) e do Espaço Alexandria (EAUFRJ). Desde 2006 coordena o Laboratório de Acesso Sintático - Acesin (http://www.acesin.letras.ufrj.br/). É pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj e membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).
Arabie Bezri Hermont
Arabie Bezri Hermont concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005. É professora adjunta do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenadora do curso de graduação em Letras desde 2017 e membro efetivo do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas. Desde 2006, coordena o grupo de pesquisa ElinC - Estudos em Linguagem e Cognição, formando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em teoria linguística e sob a ótica da Psicolinguística. Além disso, desde 2016, coordena o projeto de extensão Alegria - Alfabetização e letramento gerando respeito, inclusão e autonomia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sintaxe, Morfologia, Léxico, Fonologia e Alfabetização. Tem ainda interesse nas
áreas de aquisição da linguagem, problemas na aquisição da linguagem e perda da linguagem. Em decorrência de estudos sobre o déficit específico de linguagem oral, tem ainda pesquisado os processos de aquisição da leitura e escrita em tal síndrome.
Christina A. Gomes
Christina A. Gomes concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996, tendo realizado pós-doutorado na University of York, UK, 2003-2004 e 2008-2009. É professora titular do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisa de temas da área da Sociolinguística relativos à variação e mudança linguística, à aquisição e à percepção da variação socialmente indexada. É pesquisadora do CNPq e foi bolsista Cientista do Nosso Estado da Faperj.
Diogo Pinheiro
Diogo Pinheiro é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição. Tem mestrado em Língua Portuguesa pela UFRJ, doutorado em Linguística pela UFRJ e pós-doutorado pela Universidade de Lancaster (Reino Unido). É um dos líderes do Grupo LinC (Laboratório de Linguística Cognitiva). Pela Contexto, é autor do livro "Curso básico de gramática de construções", e coautor dos livros "Sintaxe, sintaxes" e "Linguística para fonoaudiologia", com os capítulos 'Sintaxe construcionista' e 'Pragmática' respectivamente.
Emily Silvano
Emily Silvano é fonoaudióloga (UFRJ, 2010), doutoranda e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo obtido bolsa CAPES-PrInt para fazer estágio sanduíche no Neuroplasticity and Development Lab na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Integra o Acesin – Laboratório de Acesso Sintático/UFRJ, desenvolvendo pesquisa com enfoque no processamento sintático durante a leitura ou escuta de sentenças por pessoas cegas e videntes, sob a ótica da Neurociência da Linguagem, onde é também mentora de mestrandos e ICs.
É fonoaudióloga concursada da Prefeitura Municipal de Resende. Em 2019 ganhou prêmio de Excelência em pesquisa da Abralin – Associação Brasileira de Linguística.
Felipe Venâncio Barbosa
Felipe Venâncio Barbosa formado em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2001, com especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação de Profissionais da Saúde pela ENSP-Fiocruz em 2006 e Doutorado em Ciências da Reabilitação – Comunicação Humana pela USP em 2007. Atualmente é professor doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sendo o coordenador do Grupo de Pesquisa Língua de Sinais e Cognição – LiSCo. Desenvolveu pesquisas de pós-doutorado no Deafness, Cognition and Language Centre da University College London em 2019-2020 e desenvolve um acordo de colaboração com o Istituto Statale per Sordi Roma.
Fernanda de Carvalho Rodrigues
Fernanda de Carvalho Rodrigues concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2011. É professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia/FM e coordenadora do curso de Fonoaudiologia (2020-2022), tendo atuado como Professora Supervisora do Ambulatório de fasiologia, sediado no Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC/UFRJ. Desde 2014 integra a equipe multiprofissional de pesquisa no Instituto D’or de Pesquisa e Ensino e desde 2019, os grupos de pesquisa Fonoaudiologia e suas interfaces nos diversos ciclos de vida e BioLing (Biologia da Linguagem).
Gean Nunes Damulakis
Gean Nunes Damulakis membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFRJ) e Professor Associado no Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da UFRJ. Membro do Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFRJ), do qual foi coordenador até 2020. Fez pós-doutorado na Stony Brook University (NY/EUA). Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Linguística pela UFRJ, tendo concluído a Graduação em Letras (PortuguêsAlemão), em 2002, na mesma instituição. É Pesquisador Associado do Museu
Nacional/UFRJ, onde atua como colaborador no Profllind (Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) e no Celib (Curso de Especialização de Línguas Indígenas Brasileiras). Pesquisa principalmente temas em Fonologia, Léxico e interface Fonologia-Morfologia em línguas Jê, Português e Alemão.
Gladis dos Santos
Gladis dos Santos graduada em Fonoaudiologia (1986) e pós-graduada em Psicomotricidade (1991), pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Concluiu doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2019. É professora adjunta do Dept de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, coordenadora da disciplina de Aquisição da Linguagem. É supervisora do Ambulatório de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC / UFRJ). Desde 2011 desenvolve o projeto de pesquisa intitulado Diagnóstico Diferencial de Pacientes em Atendimento no Ambulatório de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem.
Guiomar Albuquerque
Guiomar Albuquerque concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2008 e o mestrado em 2003 (mesma instituição e área), ambos com ênfase em Psicolinguística. Graduou-se em Fonoaudiologia na UFRJ em 2000 tendo atuado clinicamente desde então nas áreas de linguagem e aprendizagem. É professora adjunto no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), chefe do Departamento de Fonoaudiologia (2018-2020 e 2020-2022) e docente nas áreas de Linguagem Escrita e Fonoaudiologia Educacional no Curso de Fonoaudiologia (Ufes) e na Clínica Escola Interprofissional em Saúde do Centro de Ciências da Saúde da Ufes (Ceis/CCS/Ufes).
Janaina Weissheimer
Janaina Weissheimer é professora associada no Departamento de Línguas Estrangeiras da UFRN, membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e colaboradora do Instituto do Cérebro da UFRN. Possui doutorado em Letras Inglês pela UFSC e realizou estágio pós-doutoral em Neurociências no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na UCSD. Seus interesses de pesquisa envolvem o estudo dos correlatos neurais e cognitivos da aprendizagem e do processamento da linguagem. É pesquisadora do CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação.
Larissa Berti
Larissa Berti mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2000), Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2006), Pós-Doutorado em Speech Language Pathology pela Universidade de Toronto (2015), Livre-Docente em Fonologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2019). Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Unesp- São José do Rio Preto) e Fonoaudiologia (UnespMarília). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e também pesquisadora
da FAPESP. Vice- Coordenadora do Laboratório de Análise Articulatória e Acústica (LAAc) da UNESP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Linguística atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Aquisição da Linguagem Oral, Fonética e Fonologia, Análise Acústica e Análise Ultrassonográfica.
Liana Biar
Liana Biar tem doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. É professora é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da PUCRio. É pesquisadora do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj e líder do Grupo de Pesquisa Narrativa e Vida Social (Navis/PUC-Rio).
Luciana Mendes
Luciana Mendes concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015 e o mestrado na mesma área (2008). Graduou-se em Fonoaudiologia na UFRJ (2000) tendo atuado clinicamente desde então nas áreas de desenvolvimento, linguagem e aprendizagem. A partir de 2012 ingressou como sócia e fonoaudióloga na Lexus, linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Desde 2010 é servidora pública federal no cargo técnico-administrativo de Fonoaudiólogo, no qual atuou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010-2014) e na UFRJ (2014-2018). Em 2018 ingressou no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ) e atua no ambulatório de Fonoaudiologia, no Núcleo de Segurança do Paciente - NSP-I PPMG (2019 até o presente momento) e no Projeto de Extensão Alunos Contadores de Histórias (2021 até o presente momento).
Marcela Branco da Silva
Marcela Branco da Silva concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2021. Possui Graduação em
Fonoaudiologia e Mestrado em Linguística pela UFRJ. Tem experiência na área da Fonoaudiologia com ênfase em atendimento clínico relacionado a crianças com Atraso de Linguagem, Transtornos do Espectro Autista, Distúrbio Fonológico e com dificuldades relacionadas a aprendizagem da leitura e escrita.
Maria Isabel D. Freitas
Maria Isabel D. Freitas é fonoaudióloga. Especialização em Fonoaudiologia (Neurolinguística) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Distúrbios da Comunicação (UTP-PR). Doutorado em Neurologia (USP). Pós-Doutorado em Neurologia (USP). Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Ambulatório de Afasia do Hospital Universitário - HU/UFSC. Coordenadora do Comitê de Linguagem Oral e Escrita do Adulto e Idoso do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa (gestões 2017-2019, 2020-2022).
Marília U. C. Lott de M. Costa
Marília U. C. Lott de M. Costa é doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo estagiado no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique da École Normale Supérieure em Paris (França). É professora adjunta no Dept de Letras-Libras da UFRJ no setor de estudos linguísticos e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. Desde 2017, coordena o Laboratório SOPA (Laboratório de línguas de Sinais e Orais em Psicolinguística e Aquisição). Tem experiência na área de Linguística e Psicolinguística, principalmente na área de aquisição de linguagem e processamento de leitura. É Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj.
Renata Mousinho
Renata Mousinho é fonoaudióloga, tendo concluído o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2003. Realizou pós-doutorado em Psicologia em 2009 na UFRJ. É professora titular do Dept. de Fonoaudiologia da Fac. de Medicina da UFRJ. Coordena o laboratório ELO: escrita, leitura e oralidade.
Silas Augusto Martins
Silas Augusto Martins é neurocirurgião do Hospital São Lucas, Rio de Janeiro. Graduado pela Escola de Medicina Souza Marques em 2013, fez residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital Adventista Silvestre e pelo Hospital Federal da Lagoa em 2020. Foi trainee em mapeamento funcional cerebral em neurocirurgia oncológica, sob a orientação do Professeur Hugues Duffau, no Hopital Gui Chauliac, em Montpellier na França
Suzana M. Nery
Suzana M. Nery concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2018. É Fonoaudióloga do quadro permanente da Maternidade Escola da UFRJ. Possui Graduação em Fonoaudiologia pela UFRJ, Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional pelo Cefac – Pós Graduação em Saúde e Educação, e Mestrado em Linguística pela UFRJ. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia infantil, Triagem Auditiva Neonatal e diagnóstico das alterações funcionais orais do recém-nascido.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio
Thiago Oliveira da Motta Sampaio concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015. Realizou estágio no Instituto da Saúde e das Pesquisas Médicas da França (Inserm) onde atuou no NeuroSpin Center, laboratório membro do Human Brain Project. Atuou na Unidade de Neuroimagem Cognitiva do Instituto de Imagem Biomédica (atual Instituto Frédéric Joliot) do Comissariado de Energia Atômica e Alternativa (CEA, Paris-Saclay). Atualmente é professor doutor MS 3.1 do Dept de Linguística, coordenador associado do curso de Fonoaudiologia e coordenador do Comitê de Ética nas Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também atua como divulgador de ciência no Portal Deviante, na rede de Blogs de Ciência da Unicamp e é embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística. Desde 2016 coordena o Laboratório de Aquisição, Processamento e Sintaxe (Lapros), dirigindo trabalhos de monografia, iniciação científica, mestrado, doutorado e estágios.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.