Capa do livro Literatura na escola

Literatura na escola

Marcel Alvaro de Amorim; Diego Domingues; Débora Ventura Klayn; Tiago Cavalcante da Silva

Editora: EDITORA PINSKY LTDA

ISBN: 9786555411249

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 162

Categoria(s): Artes e Disciplinas da Linguagem


Descrição

Muitos professores de língua portuguesa e de literaturas do ensino básico já devem ter se perguntado: “Qual o objetivo de ensinar literatura para meus alunos?”. E ainda: “Como despertar o interesse dos alunos pelo texto literário?”. Neste livro, os autores abordam o uso da literatura no ensino fundamental e médio, qual a relevância dos saberes literários para os alunos de hoje e quais os principais desafios na hora de apresentar textos literários na sala de aula. Além disso, atualizam as discussões teóricas em torno do ensinar e do aprender literatura, retomando conceitos importantes da área, explicando-os e ampliando-os. Ousada e inovadora, esta obra propõe ainda atividades concretas de práticas de letramentos literários.


Sobre o Autor

Marcel Alvaro de Amorim
Marcel Alvaro de Amorim é mestre e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É professor adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português/Literaturas da Faculdade de Educação e docente permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisas Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL). Tem se dedicado a pesquisas sobre literatura e escola, leitura literária, práticas de letramentos literários e estudos da adaptação.

Diego Domingues
Diego Domingues é graduado em Letras e especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Linguística Aplicada também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor de Língua Portuguesa na rede municipal de Duque de Caxias/RJ. Atualmente, é professor do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e integrante do grupo Práticas de Letramentos na Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL). Tem se dedicado a pesquisas na área de educação de jovens adultos, investigando práticas de letramento envolvendo leitura literária e materiais didáticos para essa modalidade educacional.

Débora Ventura Klayn
Débora Ventura Klayn é mestra em Letras e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta de Didática e Prática de Ensino de Português e Literaturas na Faculdade de Educação da UFRJ. Lecionou em turmas de ensino fundamental e médio na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Atualmente, é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita. É pesquisadora do grupo de pesquisas Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL). Tem se dedicado a pesquisas na área de materiais de ensino de literaturas, tendo publicado artigos sobre leitura literária e livros didáticos nas etapas do ensino fundamental e médio da educação básica.

Tiago Cavalcante da Silva
Tiago Cavalcante da Silva é mestre e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado pós-doutorado em Linguística Aplicada também pela mesma universidade. Atuou como professor da educação básica de escolas públicas e privadas e como professor substituto de Prática de Ensino de Português e Literaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Nessa instituição, lidera o Núcleo de Leitura Literária e Artes Cênicas (NULLAC/CP2) e integra o Núcleo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (NUPPPI). Também participa do Grupo de Pesquisa Práticas de Letramentos na Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL/ IFRJ/UFRJ). Interessa-se por pesquisas que envolvam discurso, periferias, educação popular, leitura literária, performance e ensino de língua materna, literatura e produção textual na educação básica.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas