Marcel Alvaro de Amorim; Diego Domingues; Débora Ventura Klayn; Tiago Cavalcante da Silva
Editora: EDITORA PINSKY LTDA
ISBN: 9786555411249
Edição/Ano: 1ª (2022)
Idioma: Português
Páginas: 162
Categoria(s): Artes e Disciplinas da Linguagem
Descrição
Muitos professores de língua portuguesa e de literaturas do ensino básico já devem ter se perguntado: “Qual o objetivo de ensinar literatura para meus alunos?”. E ainda: “Como despertar o interesse dos alunos pelo texto literário?”. Neste livro, os autores abordam o uso da literatura no ensino fundamental e médio, qual a relevância dos saberes literários para os alunos de hoje e quais os principais desafios na hora de apresentar textos literários na sala de aula. Além disso, atualizam as discussões teóricas em torno do ensinar e do aprender literatura, retomando conceitos importantes da área, explicando-os e ampliando-os. Ousada e inovadora, esta obra propõe ainda atividades concretas de práticas de letramentos literários.
Sobre o Autor
Marcel Alvaro de Amorim
Marcel Alvaro de Amorim é mestre e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É professor adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português/Literaturas da Faculdade de Educação e docente permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisas Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL). Tem se dedicado a pesquisas sobre literatura e escola, leitura literária, práticas de letramentos literários e estudos da adaptação.
Diego Domingues
Diego Domingues é graduado em Letras e especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Linguística Aplicada também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor de Língua Portuguesa na rede municipal de Duque de Caxias/RJ. Atualmente, é professor do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e integrante do grupo Práticas de Letramentos na Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL). Tem se dedicado a pesquisas na área de educação de jovens adultos, investigando práticas de letramento envolvendo leitura literária e materiais didáticos para essa modalidade educacional.
Débora Ventura Klayn
Débora Ventura Klayn é mestra em Letras e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta de Didática e Prática de Ensino de Português e Literaturas na Faculdade de Educação da UFRJ. Lecionou em turmas de ensino fundamental e médio na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Atualmente, é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita. É pesquisadora do grupo de pesquisas Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL). Tem se dedicado a pesquisas na área de materiais de ensino de literaturas, tendo publicado artigos sobre leitura literária e livros didáticos nas etapas do ensino fundamental e médio da educação básica.
Tiago Cavalcante da Silva
Tiago Cavalcante da Silva é mestre e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado pós-doutorado em Linguística Aplicada também pela mesma universidade. Atuou como professor da educação básica de escolas públicas e privadas e como professor substituto de Prática de Ensino de Português e Literaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Nessa instituição, lidera o Núcleo de Leitura Literária e Artes Cênicas (NULLAC/CP2) e integra o Núcleo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (NUPPPI). Também participa do Grupo de Pesquisa Práticas de Letramentos na Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL/ IFRJ/UFRJ). Interessa-se por pesquisas que envolvam discurso, periferias, educação popular, leitura literária, performance e ensino de língua materna, literatura e produção textual na educação básica.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.