Carmen Lúcia Soares
Editora: Editora Autores Associados
ISBN: 978-65-88717-70-7
Edição/Ano: 1ª (2022)
Idioma: Português
Páginas: 15
Categoria(s): Educação, Esportes e Recreação
Descrição
Por convenção, os textos são impressos em caracteres escuros sobre fundo claro. Apesar de virem de regiões obscuras da sociedade dos homens, as palavras fixam-se no papel escuro em fundos claros, neutros, como se quisessem esquecer sua origem complexa, ambígua, perigosa, para exibirem-se como limpas, nítidas, claras. E assim se exige também às ideias que elas expõem. E também quando elas são faladas. E assim devem ser o orador, o cientista, o escritor acadêmico. Limpos, claros e nítidos. E também a escola, a educação do corpo, a ginástica. Certa vez convencionou-se também que a arte verdadeira deveria ser suja, escura, obscura, como se ela não quisesse expor sua face solar, clara, positiva. E assim deveria ser o artista. Sujo, obscuro, problemático. E também a rua, o funâmbulo, o trabalhador das minas, o circo. O exagero destas duas afirmações leva-nos a afirmar que deveríamos buscar uma opinião média. Não. Para que algo significativo seja revelado, as coisas devem ser misturadas, colocadas em tensão. Buscar sentidos na aproximação problemática de linguagens diferentes. Tradução. Traduzir de uma linguagem para outra para que algo de verdadeiro e inesperado surja ora do texto, ora da imagem. E aí achar trechos da história que ficam perdidos e obscurecidos pela história oficial. Tradução também da imaginação, do desejo e da história do pesquisador, dos trechos perdidos e obscurecidos pela sua história oficial. Como se uma pesquisa pudesse ser ao mesmo tempo uma história pessoal profundamente social. (Milton José de Almeida)
Sobre o Autor
Carmen Lúcia Soares
É professora titular da UNICAMP. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo (1990) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1977). Realizou Pós-Doutorado na Université de Montpellier III, França e na PUC de São Paulo - na área de História, sob a supervisão da Profa. Dra. Denise Bernuzzi de Sant'Anna, em 2007. Foi professora visitante-convidada da Université de Montpellier 2-França em 2012 e do Institut Universitaire de Formations de Maîtres de Montpellier-França em 2005 e 2006, da Universidad de la Republica - Uruguay em 2015 e 2018 e da Universidade Federal de Minas Gerais em 2015. É bolsista produtividade do CNPq. Foi coordenadora da Comissão de Biblioteca da Faculdade de Educação Física e membro do Colegiado do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (2010-2016), período em que concebeu e criou a Sala de Coleções Especiais da Biblioteca da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Foi editora chefe da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2005-2006), uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e História Cultural (2012-2014) do Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP, onde atua como professora permanente desde 1998. É pesquisadora do CEDRHE - Centre d'Études, de Documentation et de Recherche en Histoire de l’Éducation de l’Université de Montpellier, França, desde 2005. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e seus temas de interesse estão relacionados com a história das práticas educativas na natureza; educação e natureza; história da educação do corpo e da higiene; história da educação física; história dos esportes na natureza; história das práticas escolares junto à natureza. Atualmente é Coordenadora de Área Ciências Humanas e Sociais - CHS III (Educação) da FAPESP e Editora-adjunta da Revista Pro-Posições.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.