Capa do livro Escola, espaço de subjetivação: de Freud a Morin

Escola, espaço de subjetivação: de Freud a Morin

Esméria Rovai; Alcimar Alves de Souza Lima

Editora: Editora Edgard Blucher LTDA

ISBN: 9786555061017

Edição/Ano: 1ª (2022)

Idioma: Português

Páginas: 30

Categoria(s): Educação


Descrição

Este livro discute o papel da escola ainda presa ao modelo tradicional de que a família educa e a escola ensina, buscando fazer compreender o alcance do processo de ensinar e sua conexão com o educar – tarefa que não compete só à família, mas a todas as instituições sociais. Educar é visto aqui como a formação integral do ser. Ao rever essa dicotomia entre educar e ensinar e entre a família e a escola, buscamos, na totalidade do sujeito, a integração entre razão e emoção. Portanto, entre conhecimento e desejo. E com essa fundamentação destacamos a importância das relações na escola, sobretudo as relações professor-aluno, que devem voltar-se à compreensão do desejo e da afetividade. Trata-se de proposta de educação escolar assentada em uma pedagogia autogenerativa, capaz de fazer do educar e do ensinar uma arte criadora em sintonia com os movimentos acelerados de mudanças que acontecem em nosso entorno social.


Sobre o Autor

Esméria Rovai
Professora da experiência pedagógica dos Ginásios Vocacionais; profa. dra. em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora no curso de formação de professores do Centro Paula Souza. Coautora dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez, 2015) e Criança inquieta (On Demand, 2018) e organizadora dos livros Ensino vocacional: uma pedagogia atual e Competência e competências: contribuição crítica ao debate (Cortez, 2005; 2010).

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas