Maicon de Araujo Nogueira
Editora: Editora Neurus
ISBN: 978-65-89474-84-5
Edição/Ano: 1ª (2022)
Idioma: Português
Páginas: 58
Categoria(s): Medicina e Saúde
Descrição
A má notícia se configura como aquela capaz de modificar e impactar negativamente a vida do seu paciente, e junto a ela surge a necessidade de o profissional de saúde ter a Habilidade de Comunicação visando a redução dos danos causados pela mesma. Embora em atual processo de mudança, sabe-se que a formação médica tradicional não prepara adequadamente o futuro profissional quanto à Habilidade de comunicação de Más Notícias ao paciente. Para auxiliar na tarefa, alguns protocolos foram criados para nortear o profissional, entre eles o mais utilizado é o Protocolo SPIKES. Diante disso, esta obra tem como objetivos avaliar as habilidades de comunicação de más notícias a pacientes em ambiente simulado de estação de OSCE pelos Internos do curso de Medicina do Centro Universitário do Pará. Para isso, construiu se um estudo transversal, quantitativo e descritivo dividido em 3 fases de atuação, na qual a Fase 1 contempla a Construção de Checklist com base no Protocolo SPIKES, a Fase 2 o emprego do Checklist no OSCE e Fase 3 compete à análise dos dados coletados, os quais foram analisados e separados quanto às turmas e o gênero dos participantes, em seguida foram empregados os testes estatísticos de Qui-Quadrado de Aderência, de Independência e de Partição pelo programa BioEstat 5.3, ao final classificando quanto ao índice de acertos. Ademais, entre os principais achados, pode-se verificar que em relação ao gênero não houve diferença estatisticamente significante, embora o sexo feminino tenha um índice de 1, 3% mais acertos que o sexo masculino. Quanto à divisão por turmas, foi verificado que o 1º semestre do internato cursou com 68, 3% de acerto, enquanto o 2º semestre do internato 59, 5% e por fim 83, 2% de acerto na turma do 3º Semestre do internato, apontando que o tempo entre a capacitação teórica (durante o 2º Período do curso) não foi fator decisivo para performance dos alunos durante o preenchimento do checklist. À análise global dos participantes, os internos do CESUPA apresentaram 70, 6% de acertos, sendo classificados como “Bom Rendimento”.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.